TikTok prepara-se para suportar vídeos com até 60 minutos.
Desde o seu lançamento em 2016 com pequenos vídeos de 15 segundos, o TikTok revolucionou a forma como passamos o tempo online. A sua popularidade levou gigantes da indústria, como o Instagram e YouTube, a desenvolverem os seus próprios formatos de vídeos curtos para competir com a sua aplicação, e também para capturar a atenção dos utilizadores, apesar de muitos responsáveis afirmarem que os vídeos de curto formato arruínam a sua plataforma.
No entanto, o TikTok não domina apenas o formato curto. A empresa estendeu gradualmente a duração máxima dos vídeos para 10 minutos e, depois, para 15 minutos, e já permite que alguns criadores publiquem vídeos mais longos, de até 30 minutos. No entanto, a plataforma quer oferecer ainda mais flexibilidade, com o intuito de atender aos pedidos de formatos mais longos, como para aulas de culinária, tutoriais e muito mais.
Essa mudança em direção a vídeos mais longos marca uma verdadeira reviravolta para o TikTok, que procura atrair criadores de conteúdo habituados ao YouTube. Ao permitir vídeos de 60 minutos, a empresa espera que esses criadores também publiquem os seus conteúdos na sua plataforma, a fim de ampliar o seu público.
O TikTok também está a testar outros recursos para melhorar a visualização na plataforma. É mais uma vez semelhante ao YouTube com modo de ecrã completo na horizontal e miniaturas ao reproduzir o vídeo. Estas inovações visam tornar a plataforma mais fácil de usar e, acima de tudo, mais confortável para poderem assistir a conteúdos mais longos.
TikTok prepara-se para ser um verdadeiro concorrente do Youtube
Segundo o pessoal do Techcrunch, o TikTok é a aplicação onde crianças e adolescentes passam mais tempo. Se este novo recurso for amplamente implantado, poderá transformar completamente a plataforma. Por um lado, atrairá mais utilizadores e oferecerá novas oportunidades tanto para criadores como para espetadores. Por outro, contará com conteúdos mais variados e aprofundados para o seu público mais jovem, que não terá de utilizar mais o YouTube para ver longos tutoriais.