The Sweet Art Museum – Doce diversão para miúdos e graúdos!

- Publicidade -

Levem os vossos smartphones com a bateria carregada a 100% e o Instagram pronto a ser utilizado, pois estão prestes a entrar no museu interativo mais “instagrammable” (termo mais atual, impossível!) de Lisboa. A organização do museu oferece Wi-Fi grátis (e rápido) e guloseimas. Do resto, tratamos nós.

The Sweet Art Museum

Falo do The Sweet Art Museum (The SAM), um dos museus mais extravagantes da cidade alfacinha. Situado em Marvila, o The SAM não é um museu convencional, apresentando todo um novo conceito de interatividade. Aqui, quase tudo é possível, até mesmo mergulhar numa piscina de marshmallows (sim, isso mesmo), tirar selfies com um unicórnio ou andar de baloiço.

Ao longo de oito salas temáticas (Splash Marshmallow Pool, Happy Hall, Ice Cream Land, Candy Wash, Gummy Game, Pop Circus, Sweet Dreams e Lucky Fruit), encontramos cenários alusivos a diversas guloseimas, nomeadamente marshmallows, gomas (os famosos ursinhos), gelados, chupa-chupas e rebuçados, bem como mensagens que nos remetem aos sonhos e à felicidade no seu estado mais puro. Esta é a promessa do The SAM. E cumpre desde o primeiro momento.

À entrada, quase que conseguimos sentir o cheiro do açúcar no ar. A par dos cenários e diversões muito convidativos (quem bebeu do espírito e da mensagem do The SAM não tirou menos do que 10 fotografias por cada atração, em várias posições diferentes), podem igualmente degustar destas mesmas guloseimas. Esta é a parte mais deliciosa. Um cone de marshmallows, um cone de gomas e um copinho com gelado de doce de ovos, para deixar o gosto docinho na boca durante toda esta viagem inteira e altamente sensorial.

Os fundadores deste conceito (Carla Santos e Hugo Silva) apostaram, como não podia deixar de ser, em plena era de partilha online que já faz parte da nossa vivência, numa mobile app, homónima ao museu, através da qual os visitantes conseguem ter experiências de realidade aumentada durante o seu percurso, bem como ficar a saber mais sobre a origem de cada guloseima (por exemplo, qual a origem dos marshmallows ou como são feitas as gomas, entre outras curiosidades). Deste modo, e apesar de ser uma experiência diferente da tradicional, a vertente educativa não foi descurada, de todo.

Sob o mote “Diz Sim à Felicidade / Say Yes To Happiness“, esta é uma espécie de dreamland, onde a criança que há dentro de nós é despertada e o nosso imaginário ganha asas.

Desengane-se quem pensa que este tipo de experiências é mais para as crianças. Talvez, até, os adultos se divirtam mais, pois este é um espaço de libertação, de diversão e de espontaneidade. Um verdadeiro regresso à infância e onde podemos, realmente, desfrutar das coisas mais doces, coloridas, divertidas e doces da vida, deixando as preocupações lá fora.

Este é um projeto pop-up – significando que, apesar de ter origem portuguesa, este irá estar aberto em Lisboa apenas temporariamente, até dia 16 de setembro. Após este período, o conceito irá ser alargado a outras cidades do país e da Europa. Fica em Marvila, mais precisamente na Rua José Domingos Barreiros, Ed. 5 – curiosamente, ou não, rua transversal à Rua do Açúcar.

Aproveitem, ainda têm alguns dias para dar um saltinho ao local mais doce da capital. Para além de passarem uma tarde bem diferente e divertida, com a compra do bilhete estão a contribuir com 1€ que reverte a favor da Associação Terra dos Sonhos.

Digam que sim à Felicidade e ajudem a que ela se espalhe ainda mais!

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados