The Last Cruise. Novo documentário da HBO relata a quarentena vivida dentro do navio Diamond Princess

Estreia no final do mês.

The Last Cruise
- Publicidade -

A 26 de fevereiro de 2020, o navio cruzeiro Diamond Princess era responsável por mais de metade de todos os casos de COVID-19 documentados fora da China, com mais de 700 pessoas infetadas a bordo. Esta situação deu aso a um novo documentário, The Last Cruise, que vai estrear a 31 de março na HBO Portugal.

The Last Cruise recorre a imagens gravadas por passageiros e tripulantes, pelo que acaba por ser um relato na primeira pessoa do pesadelo vivido a bordo do azarado navio de cruzeiro, que saiu de Yokohama, Japão, a 20 de janeiro de 2020.

A quarentena vivida dentro do navio cruzeiro Diamond Princess, enquanto flutuava num porto japonês, tornou-se um espetáculo mundial – um símbolo distante do novo vírus e do seu potencial para destruir qualquer senso de normalidade. Cenas de outro mundo – cientistas em fatos anti-risco, passageiros de máscaras e equipas de limpeza a borrifar desinfetante em buffets vazios – foram o mote das notícias da noite. Com poucas informações disponíveis sobre o novo vírus e acesso limitado aos recursos, o número de casos existentes no navio disparou.

Os passageiros ficaram em quarentena nas suas cabines durante semanas enquanto o número de casos a bordo disparava. Enquanto isso, a tripulação cuidava dos passageiros, prestava serviço de quartos e dormia e jantava em quartos partilhados e apertados. Acabaram por se tornar no que mais tarde se denominou de “trabalhadores essenciais”. O navio acabaria por ser o responsável pelos primeiros cidadãos da Argentina, Israel, Portugal, Rússia, Ucrânia, Indonésia, Quirguistão e Nova Zelândia a testarem positivo para a COVID-19.

Enquanto o Diamond Princess estava em quarentena, cientistas do governo dos EUA estudaram o que estava a acontecer a bordo. Apesar das suas descobertas de que o vírus provavelmente estava no ar e que pessoas assintomáticas contribuíram para a sua propagação, demoraria mais de um mês até o CDC (Centers for Disease Control and Prevention) começar a aconselhar o uso de máscaras e mais de dois meses – e um milhão de casos de COVID-19 confirmados nos Estados Unidos – até começar a aconselhar a testagem de pessoas assintomáticas que tinham sido expostas ao vírus.

The Last Cruise é realizado e produzido por Hannah Olson. Shane Boris, Joe Beshenkovsky e James A. Smith são também produtores.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Parceiros

Relacionados

Série documental A Grande Onda da Nazaré vai ter novos episódios

O mesmo que dizer que foi renovada para uma segunda temporada.

The White Lotus renovada para uma segunda temporada

Mas não será com o mesmo elenco.

Anna Torv junta-se ao elenco de The Last of Us para a HBO

Tess ganha uma nova cara na adaptação de The Last of Us.
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Vodafone disponibiliza 5G a título experimental a todos os clientes

A todos os clientes e em todos os tarifários, importa salientar.

Cinco empresas já têm licença para explorar o 5G em Portugal

Só falta a MEO, que ainda não fez o pagamento.

Passageiros de voos internacionais terão de apresentar um teste negativo no momento do embarque (além do certificado digital) para Portugal

Se este teste não for apresentado, o passageiro pode não embarcar e as companhias áreas ficam sujeitas a coimas.