Prevê-se que a capacidade de reciclagem anual de PolyAl aumente em mais de 40.000 toneladas.
A Tetra Pak deu a conhecer um conjunto de investimentos estratégicos com o objetivo de aumentar a capacidade de reciclagem das embalagens de cartão para bebidas na União Europeia.
Esta iniciativa visa contribuir para os objetivos da proposta de Regulamento da União Europeia sobre embalagens e resíduos de embalagens (PPWR), assegurando a reciclagem de todos os componentes das embalagens e a preservação das matérias-primas valiosas por um período mais longo. A empresa reforça, assim, o papel crucial da reciclagem na transição ecológica da indústria de embalagens de alimentos.
Em 2023, a Tetra Pak investiu cerca de 40 milhões de euros para acelerar a reciclagem das embalagens de cartão para bebidas a nível mundial, e planeia aumentar ainda mais este valor nos próximos anos, tudo para alcançar uma maior circularidade dos materiais.
As recentes iniciativas e investimentos da Tetra Pak visam promover a capacidade da UE para reciclar embalagens de cartão para bebidas, incluindo as camadas protetoras de polietileno e alumínio, conhecidas como “PolyAl”. Este objetivo será alcançado através de novas parcerias ou do reforço das capacidades dos recicladores estabelecidos, para converter todos os materiais das embalagens de cartão para bebidas em novos recursos e materiais de alta qualidade.
A isto junta-se a infraestrutura de reciclagem existente e bem estabelecida na UE, onde as embalagens de cartão para bebidas são recicladas em 20 fábricas de papel dedicadas e o PolyAl é, atualmente, processado em sete instalações. Estão ainda outras seis em desenvolvimento.
Os principais investimentos em 2023 dividem-se pela Europa e incluem: um estudo de viabilidade para a construção de uma nova linha de reciclagem de PolyAl na Suécia, em conjunto com o Axjo Group, que pode aumentar a capacidade de reciclagem anual em 10.000 toneladas (24 milhões de euros); em Espanha, o alargamento do acordo com a Trans Sabater para aumentar a capacidade instalada de reciclagem de PolyAl de 3.000 toneladas para 10.000 toneladas por ano (2 milhões de euros), e uma parceria com a Alier, que consolidará a empresa como uma das maiores recicladoras de embalagens de cartão para bebidas da Europa, podendo vir a reciclar mais de 15.000 toneladas de PolyAl por ano até 2025; e nos Países baixos houve o investimento de 1 milhão de euros na fábrica de reciclagem de PolyAl da Recon Polymers, com o objetivo de aumentar a capacidade para, pelo menos, 8.000 toneladas por ano.
O vice-presidente de Sustainability Operations da Tetra Pak, Markus Pfanner, comenta que estes investimentos vão para além disso mesmo: “É parte da transformação rumo a uma economia circular e um investimento para o futuro do planeta. Estas colaborações inovadoras, que juntam o engenho humano, a tecnologia e das finanças, demonstram o valor das embalagens de cartão para bebidas dentro dos sistemas alimentares sustentáveis. Projetos como este garantem que os consumidores podem continuar a aceder aos alimentos de forma segura e que, depois de o fazerem, as embalagens de cartão para bebidas podem ser recicladas, mantendo os recursos de qualidade e reduzindo a utilização de recursos primários“, conclui Pfanner.