Portugal vai ter a maior comunidade energética da Europa

- Publicidade -

Estima-se que este projeto vá fornecer energia a 2.000 famílias.

Chama-se Terras da Comporta e é um projeto que vai abranger os loteamentos “Torre”, em Alcácer do Sal, e “Dunas”, em Grândola. O objetivo? Desenvolver a maior comunidade energética da Europa.

É pelo menos esse o objetivo da Vanguard Properties, promotora imobiliária que opera em Portugal, e a Energia Unida, do grupo Greenvolt. “Cada casa, cada unidade hoteleira ou espaço comercial terão instalados painéis fotovoltaicos que estarão a produzir energia para consumo próprio ou para partilha com a comunidade, sempre que não haja necessidade de consumo ou em caso de excesso de produção”, explica a Vanguard Properties, em comunicado.

Estamos a falar de um projeto imobiliário que, através da instalação de 35.000 m2 de painéis fotovoltaicos, deverá produzir um máximo de 7MW, fornecendo energia a cerca de 2.000 famílias. São painéis que permitirão que os empreendimentos tenham pelo menos 80% da energia proveniente de fontes renováveis.

O projeto Terras da Comporta contempla cerca de 1400 hectares e vai implicar um investimento que já ultrapassa os 3.000 milhões de euros. Já o custo da instalação dos painéis deverá rondar os 11 milhões de euros.

De resto, o Terras da Comporta terá oito hotéis, campos de golfe, academias de ténis, paddle ou futebol e até uma clínica. “Estamos a falar de dois verdadeiros condomínios fechados, com uma infraestrutura de nível mundial, muito eficiente e dotada de um conjunto de valências únicas na região”, disse ao Jornal de Negócios o CEO da Vanguard Properties, José Cardoso Botelho.

No que toca às moradias, deverão ficar prontas logo no primeiro semestre de 2024. Os preços? Vão dos 1,7 milhões… aos 20 milhões de euros. Também nesse ano deverá entrar em funcionamento pelo menos um dos hotéis projetados para o local.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados