Terminal Intermodal de Campanhã já foi inaugurado

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“Este é um terminal aberto a todos os operadores e a todo o tipo de serviços de transporte rodoviário de passageiros”, disse o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira.

“É um marco histórico para a reorganização de todo o sistema de transporte público do Porto e um passo crucial para a descarbonização da cidade.” Foi assim que o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, definiu a importância que o Terminal Intermodal de Campanhã (TIC), inaugurado esta semana, representa para a cidade e a região.

Com a entrada em funcionamento do TIC – obra orçada em mais de 13 milhões de euros e com uma área verde superior a 4,6 hectares – “cumpre-se uma prioridade assumida pelo Município do Porto de promoção do cidadão multimodal” e da aposta no transporte público eficiente e sustentável, salientou o autarca, que aludiu ainda ao contributo que o equipamento dará ao objetivo do Pacto do Porto para o Clima, de atingir a neutralidade carbónica na cidade do Porto até 2030.

A inauguração do TIC, a requalificação do Polo Intermodal da Boavista da STCP (no Bom Sucesso), o investimento da Metro do Porto no Polo Intermodal da Asprela e a requalificação do Parque das Camélias permite, segundo o autarca, “libertar o espaço público da cidade para usufruto e serviço urbano”.

O presidente da Câmara do Porto sublinhou também a escolha da zona oriental da cidade para a implantação da obra, observando a sua localização privilegiada face aos principais eixos viários e aos outros meios de transporte. “Campanhã não podia ser apenas uma grande estação ferroviária com ligação ao Metro e à rede urbana de autocarros. Campanhã era o local de excelência para uma grande interface, de primeiro nível, não só da cidade, mas de toda a região Norte”, frisou.

Factos e números do TIC

  • 50 mil metros quadrados de área total de implantação;
  • 24 mil metros quadrados de área bruta total de construção;
  • Área ajardinada de 4,6 hectares, representando a maior cobertura verde (1.600 árvores) alguma vez implantada num edifício público da cidade;
  • 230 lugares de estacionamento para carros;
  • 100 lugares de estacionamento para bicicletas;
  • 30 lugares de estacionamento para realização de tempo de suporte;
  • 8 cais de embarque e desembarque, em regime de rotação;
  • Até mil serviços por dia;
  • Até 120 mil passageiros diários;
  • 43 milhões de pessoas por ano;
  • Criação de 55 empregos no imediato; Redução de 1776 tep (toneladas equivalentes de petróleo) na baixa do Porto.
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