“Este é um terminal aberto a todos os operadores e a todo o tipo de serviços de transporte rodoviário de passageiros”, disse o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira.
“É um marco histórico para a reorganização de todo o sistema de transporte público do Porto e um passo crucial para a descarbonização da cidade.” Foi assim que o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, definiu a importância que o Terminal Intermodal de Campanhã (TIC), inaugurado esta semana, representa para a cidade e a região.
Com a entrada em funcionamento do TIC – obra orçada em mais de 13 milhões de euros e com uma área verde superior a 4,6 hectares – “cumpre-se uma prioridade assumida pelo Município do Porto de promoção do cidadão multimodal” e da aposta no transporte público eficiente e sustentável, salientou o autarca, que aludiu ainda ao contributo que o equipamento dará ao objetivo do Pacto do Porto para o Clima, de atingir a neutralidade carbónica na cidade do Porto até 2030.
A inauguração do TIC, a requalificação do Polo Intermodal da Boavista da STCP (no Bom Sucesso), o investimento da Metro do Porto no Polo Intermodal da Asprela e a requalificação do Parque das Camélias permite, segundo o autarca, “libertar o espaço público da cidade para usufruto e serviço urbano”.
O presidente da Câmara do Porto sublinhou também a escolha da zona oriental da cidade para a implantação da obra, observando a sua localização privilegiada face aos principais eixos viários e aos outros meios de transporte. “Campanhã não podia ser apenas uma grande estação ferroviária com ligação ao Metro e à rede urbana de autocarros. Campanhã era o local de excelência para uma grande interface, de primeiro nível, não só da cidade, mas de toda a região Norte”, frisou.
Factos e números do TIC
- 50 mil metros quadrados de área total de implantação;
- 24 mil metros quadrados de área bruta total de construção;
- Área ajardinada de 4,6 hectares, representando a maior cobertura verde (1.600 árvores) alguma vez implantada num edifício público da cidade;
- 230 lugares de estacionamento para carros;
- 100 lugares de estacionamento para bicicletas;
- 30 lugares de estacionamento para realização de tempo de suporte;
- 8 cais de embarque e desembarque, em regime de rotação;
- Até mil serviços por dia;
- Até 120 mil passageiros diários;
- 43 milhões de pessoas por ano;
- Criação de 55 empregos no imediato; Redução de 1776 tep (toneladas equivalentes de petróleo) na baixa do Porto.