Terminal de Contentores de Alcântara vai reduzir as emissões de CO2 em 88% por ano

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Tudo graças à instalação de equipamento movido eletricamente.

Esta semana, o Conselho de Ministros aprovou o decreto-Lei que autoriza as alterações às bases do contrato de concessão do direito de exploração do Terminal de Contentores de Alcântara e um aditamento ao mesmo. No fundo, está prevista a modernização e o aumento da eficiência operacional do terminal, graças à introdução de significativas melhorias ambientais e nos processos e formas de gestão.

Da negociação resultaram alterações contratuais que defendem a concorrência e fortalecem a posição da autoridade portuária: uma redução contratual de quatro anos, a redução da TIR, o aumento das taxas devidas à APL – Administração do Porto de Lisboa e a eliminação do direito da Concessionária a reposição do equilíbrio financeiro por insuficiente procura.

O novo plano de investimentos acordado é de cerca de 123,8 milhões de euros (a preços correntes, sem IVA), repartidos entre intervenções em infraestruturas, aquisição e implementação de infraestrutura tecnológica e aquisição e instalação de equipamentos.

Importa referir que a aquisição e instalação de equipamento movido eletricamente permitirá atingir uma diminuição anual de 88% nas emissões de CO2 do terminal, o que representa uma expressiva redução do impacto ambiental na cidade de Lisboa.

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