Tens um drone e queres usá-lo quando fores de viagem para o estrangeiro? Então convém saber se o podes mesmo utilizar e que regras tens que ter em conta.

Os drones são cada vez mais populares, quer por profissionais, quer por amadores que os utilizam por desporto e curiosidade. São ferramentas espetaculares para quem trabalha na área do vídeo e da multimédia, mas podem também ser bastante perigosos, independentemente do profissionalismo dos seus pilotos.

Segundo os dados da Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC), em 2017 já se registaram mais incidentes com drones em Portugal do que nos últimos quatro anos somados, fazendo com que as regras de utilização se tornem cada vez mais restritas. É um fenómeno que não acontece só por cá, mas também no estrangeiro.

É com as possíveis, e inevitáveis, alterações das leis e regras em mente que o blogger viajante Anil Polat resolveu criar um mapa que mostra as regras de utilização de drones em diferentes países do mundo, onde se inclui Portugal. No caso do nosso país, e sendo uma área relativamente nova, a regulação oficial ainda é escassa. Há, porém, pontos da legislação portuguesa que deves ter em atenção.

No entanto, está em consulta pública uma nova legislação que visa regular ainda mais este mercado, muito por culpa dos recentes acidentes envolvendo drones e aviões. Uma coisa é certa: as regras vão apertar.

Voltando à ferramenta, poderá ser bastante útil se fores viajar de férias ou em trabalho com o teu drone, pois pode salvar-te de alguns problemas com as autoridades. Aí saberás se é, de facto, seguro usá-lo nessa região.

O mapa contém uma série de pins coloridos em várias categorias:

Verde: significa que podes usar o teu drone com alguma liberdade.
Amarelo: significa que podes ter que registar o teu drone naquele país ou pedir autorização antes de o usar.
Vermelho: significa que é proibido ou de uso altamente restrito.
Cinzento: Sem informações.

O mapa está disponível via Google Maps e também pode ser acedido por uma aplicação para Android e iOS.

Segue-nos nas redes sociais no FacebookTwitter e Instagram.