Com a pandemia de COVID-19, que exigiu o isolamento social presencial, o teletrabalho assumiu uma importância acrescida em todo o mundo.

Isto porque traduz-se num forma de permitir aos colaboradores das diversas empresas que continuem a exercer as suas funções, a partir de casa ou outro local, conseguindo manter-se seguros e isolados.
O teletrabalho, trabalho remoto ou trabalho à distância consiste numa prática de trabalho efetuada à distância, por exemplo, a partir de casa, a qual é executada autonomamente, com o recurso ferramentas digitais de comunicação e de colaboração entre as entidades envolvidas (empresas, colaboradores e clientes).
Nos dias de hoje, existem centenas de ferramentas à disposição que permitem comunicar e gerir equipas, realizar e agendar reuniões com colaboradores ou clientes, ensinar à distância, partilhar e criar documentos colaborativos, etc.
Existem soluções muito diferenciadas, o difícil mesmo será optar pelas mais adequadas à realidade de cada um, pois escolha é coisa que não falta. Assim sendo, eis uma lista, elaborada pela PTisp, com algumas das ferramentas que poderão ser úteis para dar início ao teletrabalho e manter a equipa 100% funcional.
Lista de Ferramentas para Teletrabalho
Comunicação interna
Livechat
Acesso remoto
Segurança
Passwords
VPN
Backups, Cloud e Disaster Recovery
- Server Backup
- Cloud Protect: Solução para garantir a real segurança dos seus dados através de Workstation, Servidor Virtual ou Servidor Físico;
- Disaster Recovery as a Service: Continuidade de serviços num cenário de desastre.
Reuniões
Agendamento de reuniões e calendários
Gestão de projetos para trabalho em equipa
Criação e colaboração através de documentos
Partilha e envio de ficheiros
Outras ferramentas de trabalho colaborativo à distância
Apesar de existirem algumas desvantagens no teletrabalho, vamos-nos focar nas suas vantagens. Uma delas é o facto de que conseguem manter a continuidade do seu negócio, o que é fantástico, face ao panorama atual. Atentem nas vantagens que advêm do trabalho à distância:
- Motivação dos colaboradores: Sentirão uma motivação acrescida junto dos vossos colaboradores, que sentir-se-ão reconhecidos pelo voto de confiança que lhes estão a dar;
- Ganho de tempo e maior qualidade de vida: Parecendo que não, com o teletrabalho toda a equipa ganhará o tempo das deslocações e de toda a logística que envolve a ida e vinda para o trabalho como: preparar marmitas, levar as crianças à creche, perdas de tempo no trânsito, etc. Essas perdas deixam de acontecer e ganham mais tempo pessoal e reduzem a exposição ao stress;
- Espírito de equipa: Irão notar um reforço no espírito de equipa e de união entre todos;
- Redução de custos: As despesas gerais como água é a luz irão reduzir, o que será positivo;
- Flexibilidade: Salvo empresas que mantenham um atendimento geral ao público mesmo à distância (telefone, email e livechat), poderão tornar os horários dos colaboradores mais flexíveis e adaptados às respetivas rotinas pessoais/familiares.
Mantenham-se seguros e a trabalhar a partir de casa. Se tiverem sugestões, deixem nos comentários e atualizaremos a lista com base nisso!