Teletrabalho: A lista de ferramentas úteis para começarem já a utilizar

Com a pandemia de COVID-19, que exigiu o isolamento social presencial, o teletrabalho assumiu uma importância acrescida em todo o mundo.

pandemia
- Publicidade -

Isto porque traduz-se num forma de permitir aos colaboradores das diversas empresas que continuem a exercer as suas funções, a partir de casa ou outro local, conseguindo manter-se seguros e isolados.

O teletrabalho, trabalho remoto ou trabalho à distância consiste numa prática de trabalho efetuada à distância, por exemplo, a partir de casa, a qual é executada autonomamente, com o recurso ferramentas digitais de comunicação e de colaboração entre as entidades envolvidas (empresas, colaboradores e clientes).

Nos dias de hoje, existem centenas de ferramentas à disposição que permitem comunicar e gerir equipas, realizar e agendar reuniões com colaboradores ou clientes, ensinar à distância, partilhar e criar documentos colaborativos, etc.

Existem soluções muito diferenciadas, o difícil mesmo será optar pelas mais adequadas à realidade de cada um, pois escolha é coisa que não falta. Assim sendo, eis uma lista, elaborada pela PTisp, com algumas das ferramentas que poderão ser úteis para dar início ao teletrabalho e manter a equipa 100% funcional.

Lista de Ferramentas para Teletrabalho

Comunicação interna

Livechat

Acesso remoto

Segurança

Email

Passwords

VPN

Backups, Cloud e Disaster Recovery

Reuniões

Agendamento de reuniões e calendários

Gestão de projetos para trabalho em equipa

Criação e colaboração através de documentos

Partilha e envio de ficheiros

Outras ferramentas de trabalho colaborativo à distância

Apesar de existirem algumas desvantagens no teletrabalho, vamos-nos focar nas suas vantagens. Uma delas é o facto de que conseguem manter a continuidade do seu negócio, o que é fantástico, face ao panorama atual. Atentem nas vantagens que advêm do trabalho à distância:

  • Motivação dos colaboradores: Sentirão uma motivação acrescida junto dos vossos colaboradores, que sentir-se-ão reconhecidos pelo voto de confiança que lhes estão a dar;
  • Ganho de tempo e maior qualidade de vida: Parecendo que não, com o teletrabalho toda a equipa ganhará o tempo das deslocações e de toda a logística que envolve a ida e vinda para o trabalho como: preparar marmitas, levar as crianças à creche, perdas de tempo no trânsito, etc. Essas perdas deixam de acontecer e ganham mais tempo pessoal e reduzem a exposição ao stress;
  • Espírito de equipa: Irão notar um reforço no espírito de equipa e de união entre todos;
  • Redução de custos: As despesas gerais como água é a luz irão reduzir, o que será positivo;
  • Flexibilidade: Salvo empresas que mantenham um atendimento geral ao público mesmo à distância (telefone, email e livechat), poderão tornar os horários dos colaboradores mais flexíveis e adaptados às respetivas rotinas pessoais/familiares.

Mantenham-se seguros e a trabalhar a partir de casa. Se tiverem sugestões, deixem nos comentários e atualizaremos a lista com base nisso!

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Parceiros

Relacionados

Oito dicas a adotar para tornar o teletrabalho numa realidade mais segura

São formas de evitar riscos em casa e, também, de manter a família feliz.

Cinco vantagens de soluções cloud para teletrabalho e mobilidade

Esta é uma altura em que estamos a viver, em todo o planeta, a maior experiência de trabalho à distância.

Portugueses querem ficar em casa no pós-pandemia

É o que diz uma consulta da FIXANDO realizada junto de 1300 empresas. Afinal, entre tanta coisa má, há que retirar ilações positivas desta pandemia.
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

A nova app Pingo Doce permite ter o Cartão Poupa Mais no smartphone

Descubram as novas funcionalidades que vos ajudam a poupar e a organizar o dia-a-dia.