Mas a tela é nova.
Novo ano, nova empena e compromisso renovado. Há três anos consecutivos que o Espaço Guimarães, centro comercial da Klépierre, coloca numa das principais áreas de tráfego urbano da cidade de Guimarães uma tela publicitária que purifica o ar. E o que vai acontecer à antiga? Vai ganhar vida com a criação de novos acessórios de moda, pelas mãos dos artesãos da ACIP, no projeto social Corações sem Barreiras.
Sai antiga. Entra nova! À semelhança das anteriores, a nova tela possui um tratamento especial que permite a purificação do ar, melhorando assim a qualidade de vida e reduzindo a poluição atmosférica. Utilizado pela primeira vez na Cidade Berço numa campanha outdoor de grande formato, este sistema é reproduzido numa tela que possui um tratamento especial de dióxido de titânio, homologado pela Associação Ibérica de Fotocatálise. Ao receber a luz solar, este ativa um processo de fotocatálise, permitindo desintegrar até 85% dos elementos poluentes presentes na atmosfera e que contribuem para o efeito de estufa, como é o caso do dióxido de nitrogénio (NO2), dióxido de enxofre e outros compostos orgânicos voláteis. Por mais um ano, a tela contribuirá para a purificação do ar dos Vimaranenses, num equivalente ao obtido por mais de 100 árvores.
Retirada a tela publicitária que ajudou a purificar o ar dos Vimaranenses durante 2022, a mesma vai ser entregue à ACIP, Cooperativa de Intervenção Psico-social, longo parceiro do Espaço Guimarães, com o objetivo de a transformar em novos acessórios de moda. No âmbito da iniciativa Corações sem Barreiras, um projecto que alia dois valores fundamentais do centro comercial, a responsabilidade social e ambiental, em linha com a política de responsabilidade corporativa ActForGood, os talentosos artesãos que frequentam a instituição vão fazer artigos para venda e que lhes permitem angariar fundos para os seus projetos e a compra de equipamentos que melhorem a sua qualidade de vida.