Teatro Nacional D. Maria II vai dedicar uma semana às fake news

-

Ai, as fake news. Muitos caem nelas, nestas “notícias” falsas que somente desinformam o leitor menos atento. Sim, é relativamente fácil ser-se enganado por umas quantas palavras que não dizem mais nada a não ser mentiras, mas também é fácil não nos depararmos com elas. Como? Basta analisar a forma como os textos são escritos, onde são publicados e, principalmente, ter em atenção a fonte da notícia.

É com esta problemática em mente que o Teatro Nacional D. Maria II irá dedicar a próxima semana, mais especificamente entre 8 e 13 de outubro, à iniciativa Fake Week, uma produção da companhia Formiga Atómica, com coordenação de Inês Barahona e Miguel Fragata.

Durante esses dias, a sala Estúdio do D. Maria II irá receber cinco atividades desenvolvidas com o objetivo de levar os participantes a refletir sobre a questão do real e do fake, sob o prisma de diferentes áreas do pensamento – do jornalismo à política, passando pela psicologia, marketing, ciência, teatro, cinema ou filosofia.

Será, portanto, uma semana a falar da mentira… para pensar na verdade.

Ao todo, teremos quatro conferências (moderação de Luís Osório), um ciclo de filmes (curadoria de Tiago Guedes), uma sessão de análise (conduzida por um técnico forense) de micro expressões e deteção de mentira, um workshop de criação e difusão de fake news e ainda conjunto de oficinas de sensibilização para o tema da desinformação, dirigidas a Escolas.

O melhor de tudo? À exceção do workshop Engana-me que eu gosto e das oficinas Fake AKA Mentira, que requerem inscrição, as restantes atividades da Fake Week são de entrada gratuita. Basta levantar o bilhete uma hora antes. Claro, estão sempre sujeitos à disponibilidade da sala.

No final de tudo, as aprendizagens retiradas desta semana servirão para ajudar na criação do espetáculo Fake, com estreia marcada para 19 de março de 2020, na Sala Garrett do D. Maria II.

Foto de destaque de: Miguel Fragata

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Sigam-nos nas redes Sociais

9,817FãsGostar
4,008SeguidoresSeguir
479SeguidoresSeguir
- Publicidade -

Mais Recentes

Disney+ chega a Portugal no verão

Desde o lançamento do Disney+ em alguns territórios selecionados, como os EUA, Canadá ou Holanda, que o resto do mundo anseia pela chegada do serviço de streaming aos seus países.

Aleste 2020 regressa em maio para três dias de festa

A organização ainda não divulgou em que dias é que o Aleste 2020 irá acontecer no Complexo Balnear da Barreirinha, no Funchal, Madeira, mas é certo que o festival irá regressar já em maio.

Há mais um restaurante da The Good Burger no Porto

Foi em fevereiro do ano passado que abriu o primeiro restaurante The Good Burger no Porto, neste caso na Invicta, no número 459 da Rua Caldas Xavier. Agora, já neste novo ano, a marca acaba de abrir um novo restaurante, também no Porto, neste caso na estação de São Bento.

Nespresso muda nome da sua gama de cafés e adiciona duas novas variedades

A gama tem agora o nome de Ispirazione Italiana e, a adicionar aos já existentes Ristretto Italiano, Firenze Arpeggio, Palermo Kazaar, Roma e Genova Livanto, surgem agora duas novas variedades.

iWall. Chegou a Portugal o primeiro jogo interativo de fitness

É um exergame e, essencialmente, serve para treinar e testar habilidades físicas, uma vez que existem sensores de captura de movimento.
- Publicidade -