fbpx

Teatro Nacional D. Maria II vai dedicar uma semana às fake news

Ai, as fake news. Muitos caem nelas, nestas “notícias” falsas que somente desinformam o leitor menos atento. Sim, é relativamente fácil ser-se enganado por umas quantas palavras que não dizem mais nada a não ser mentiras, mas também é fácil não nos depararmos com elas. Como? Basta analisar a forma como os textos são escritos, onde são publicados e, principalmente, ter em atenção a fonte da notícia.

É com esta problemática em mente que o Teatro Nacional D. Maria II irá dedicar a próxima semana, mais especificamente entre 8 e 13 de outubro, à iniciativa Fake Week, uma produção da companhia Formiga Atómica, com coordenação de Inês Barahona e Miguel Fragata.

Durante esses dias, a sala Estúdio do D. Maria II irá receber cinco atividades desenvolvidas com o objetivo de levar os participantes a refletir sobre a questão do real e do fake, sob o prisma de diferentes áreas do pensamento – do jornalismo à política, passando pela psicologia, marketing, ciência, teatro, cinema ou filosofia.

Será, portanto, uma semana a falar da mentira… para pensar na verdade.

Ao todo, teremos quatro conferências (moderação de Luís Osório), um ciclo de filmes (curadoria de Tiago Guedes), uma sessão de análise (conduzida por um técnico forense) de micro expressões e deteção de mentira, um workshop de criação e difusão de fake news e ainda conjunto de oficinas de sensibilização para o tema da desinformação, dirigidas a Escolas.

O melhor de tudo? À exceção do workshop Engana-me que eu gosto e das oficinas Fake AKA Mentira, que requerem inscrição, as restantes atividades da Fake Week são de entrada gratuita. Basta levantar o bilhete uma hora antes. Claro, estão sempre sujeitos à disponibilidade da sala.

No final de tudo, as aprendizagens retiradas desta semana servirão para ajudar na criação do espetáculo Fake, com estreia marcada para 19 de março de 2020, na Sala Garrett do D. Maria II.

Foto de destaque de: Miguel Fragata

- Publicidade -

Afiliados

Sigam-nos

10,780FansCurti
4,064SeguidoresSeguir
628SeguidoresSeguir

Media Partner

Relacionados

Crítica – After Truth: Disinformation and the Cost of Fake News

After Truth explora a realidade americana e os efeitos que as notícias falsas têm na população e no país e, por extensão, no mundo.

COVID-19. Como distinguir a informação falsa da verídica?

Cadeias de mensagens de texto, vídeos, tweets… Nos últimos tempos, a corrente de informação e notícias sobre a COVID-19 está a tomar conta da atualidade informativa.

Facebook: Estão a chegar novas medidas no combate a notícias falsas

Ainda há muito a fazer, é certo, mas o Facebook está apostado em acabar com as fake news.

Facebook explica estratégia para impedir a publicação de notícias falsas

Criar conteúdo falso e fraudulento vai ficar cada vez mais difícil. E ainda bem!
- Publicidade -

Mais Recentes

Um spinoff de The Boys pode chegar muito em breve

Segundo a Variety, está agora a ser dada prioridade a este projeto devido ao sucesso da segunda temporada da já popular série da Amazon.

Análise – Urbanista London

O modelo London, da Urbanista, é uma escolha mais económica dentro do mercado de earbuds True Wireless equipados com Noise Cancelling (cancelamento de ruído).