TDT tem novas frequências. Já fizeram nova sintonia de canais?

- Publicidade -

A rede de Televisão Digital Terrestre (TDT), que disponibiliza a televisão gratuita (a qual inclui os canais RTP1, RTP2, RTP3, RTP Memória, SIC, TVI e ARTV), está a ser alterada para possibilitar a introdução do 5G.

Esta mudança está já a acontecer em Portugal, porém, apenas uma parte dos utilizadores de TDT serão abrangidos, já que se manterão inalteradas algumas das atuais frequências de transmissão.

De um ponto de vista prático, saberão que foram abrangidos pela mudança se a vossa televisão ficar sem imagem.

E o que fazer se a TV ficar sem imagem graças às novas frequências do TDT?

É muito fácil de resolver. Aí, basta que voltem a sintonizar a vossa televisão ou descodificador de TDT para as novas frequências. Utilizando o vosso comando, devem então fazer uma nova procura de canais e depois é só ir seguindo as instruções que vão aparecendo no ecrã.

Quer isto dizer que a ANACOM assegurou que os cidadãos não terão que substituir ou reorientar a antena, trocar a TV ou o descodificador, nem terão de subscrever serviços de televisão paga.

Atenção, os edifícios ou condomínios que precisem de mudar de canal e que tenham instalações com amplificadores mono-canal poderão ter de os substituir.

Para ajudar neste processo, a ANACOM disponibiliza um número de telefone gratuito 800102002, para o qual poderão ligar para esclarecer dúvidas e obter apoio. Se for necessário, um técnico da ANACOM, devidamente identificado, poderá deslocar-se à vossa residência para ajudar a sintonizar a nova frequência, sem quaisquer custos.

O processo de alteração da rede de TDT, da responsabilidade da MEO, iniciou no passado dia 7 de fevereiro e está a acontecer de forma gradual, por regiões, de norte a sul do país, terminando nas regiões autónomas (Madeira e Açores).

Caso não sejam abrangidos por esta mudanla, podem sempre ajudar familiares, amigos ou conhecidos que precisam de fazer a sintonização da televisão.

É importante ainda realçar que a TDT chega a 100% da população, pelo que todas as pessoas podem ver televisão gratuita. Em alguns casos, a receção do sinal digital é feita por via terrestre (com a tradicional antena), noutros casos é feita através de satélite (com uma antena parabólica), mas sempre de forma gratuita.

Caso estejam numa zona de receção por satélite, recordamos que, até 2023, a MEO está obrigada a comparticipar os descodificadores de satélite.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados