Tarifa social de acesso à Internet fica disponível em julho

Deverá abranger cerca de 700.000 famílias.

- Publicidade -

Foi aprovado o decreto-lei que cria uma tarifa social de acesso a serviços de internet em banda larga, a disponibilizar por todas as empresas que oferecem este tipo de serviços. Entra em vigor a 1 de julho deste ano.

Esta medida aplica-se a consumidores com baixos rendimentos ou com necessidades sociais especiais, alinhando a respetiva elegibilidade com os critérios em vigor para as tarifas sociais de outros serviços essenciais, designadamente a energia e água.

Este será um pacote básico de acesso à Internet, com um limite de tráfego de 10GB/mês e uma velocidade de download de 30 mbps. O objetivo da tarifa é disponibilizar o acesso a nove serviços básicos: o acesso a correio eletrónico; a motores de pesquisa, a programas educativos; a leitura de notícias; a possibilidade de realização de compras em linha; o acesso a ofertas de empregos; serviços bancários; serviços públicos; o acesso a redes sociais; mensagens, chamadas ou videochamadas.

Na conferência de imprensa desta quinta-feira do Conselho de Ministros, o ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, referiu que esta tarifa social de acesso à Internet deverá abranger cerca de 700.000 famílias, as mesmas que já têm tarifa social de eletricidade e água.

Os preços, porém, ainda não são conhecidos. Pedro Siza Vieira afirmou que tem mantido contacto com operadoras e com a Anacom, de modo a que se possa encontrar um preço razoável para as famílias abrangidas por esta tarifa.

Resta saber se o valor irá efetivamente compensar, pois há que ter em atenção os preços praticados nos tarifários pensados para os mais jovens. Neste momento, por exemplo, o tarifário WTF promete 10GB de dados móveis de acesso à Internet por mês por 2,22€ por semana.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Parceiros

Relacionados

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

60.000 jovens vão poder fazer um Interrail gratuito já em 2022

Poderão viajar por um período máximo de 30 dias.

Chegou o trailer oficial da 3ª temporada de You

E muita coisa vai acontecer nos novos episódios. Depois das primeiras imagens e da data de estreia da terceira temporada,...

10.ª edição do Open House Lisboa leva-nos a descobrir “Os Caminhos da Água” com várias visitas gratuitas na capital e em Almada

25 e 26 de setembro são as datas do regresso do incontornável fim de semana de visitas gratuitas que desafia a percorrer e a desvendar a cidade através da arquitectura.