Sempre quiseste embarcar numa aventura pelo Oriente, mas não gostas de algumas companhias aéreas ou não queres fazer escalas? Pois fica a saber que a TAP anunciou ontem a primeira ligação direta entre Portugal e China, através de um voo para Pequim em code-share com a Beijing Capital Airlines, a acontecer já a 26 de julho.

E o que é isto do code-share? Basicamente a TAP coloca o seu código em voos da companhia aérea chinesa na primeira ligação direta entre Portugal e China – neste caso específico, Pequim. O mesmo acontece no inverso com a Beijing Capital Airlines, que assim passa a colocar o seu código em voos TAP em ligação com os seus serviços. Numa fase inicial, estarão abrangidos voos entre Lisboa e Casablanca. No futuro, as cidades do Porto, Faro, Funchal e Madrid ficarão também integradas nesta parceria.

Quem optar pelo trajeto e necessitar de chegar a outras cidades chinesas, pode usufruir dos serviços da Beijing Capital e Hainan Airlines, que oferecerão ligações para Hong Kong, Cantão, Xangai, Xiamen, Fuzhou, Wuhan, Qingdao e Macau.

Além disso, para quem viajar até Lisboa a partir de Pequim, terá à disposição ligações para o mercado africano, brasileiro, americano e europeu, como São Tomé, Rio de Janeiro, Boston, entre outros.

Para quem está já a pensar na utilização e acumulação de milhas, vai ter de aguardar algum tempo, já que a Beijing Capital Arlines não pertence a rede Star Alliance e não é parceira TAP Victoria. Contudo, prevê-se, a breve trecho, a interligação dos Programas de Fidelização Victoria e Fortune Wings Club, que passarão a oferecer aos respetivos clientes múltiplas opções de utilização e acumulação de milhas nas redes de destinos de ambas as companhias.

Quanto a preços, por exemplo, um voo de ida e volta entre Lisboa e Pequim, com saída da capital portuguesa a 26 de julho e regresso a 2 de agosto, tem um custo de 608,86€. Esse mesmo voo parte de Lisboa às 10h30 num A330-200 e chega a Pequim às 5h55 do dia seguinte, tendo a duração de 12 horas e 25 minutos. Neste mesmo exemplo, o voo de regresso parte de Pequim à 1h10, chegando a Lisboa às 7h30, e tem a duração de 13 horas e 20 minutos.