Tabu. Novo programa de Bruno Nogueira estreia já em março

- Publicidade - trk
- Publicidade -

O humorista vai provar que o humor é para todos.

Depois de ter sucesso em países como Israel, Canadá, Dinamarca, Espanha, Austrália, Suiça ou Bélgica, onde foi criado, o programa Tabu, nomeado para um Emmy e vencedor de inúmeros prémios por todo o mundo, vai chegar a Portugal, com exibição na SIC. É o novo projeto de Bruno Nogueira para o canal, que acaba de ganhar uma data de estreia: 5 de março.

Esta segunda-feira, numa sessão dirigida à imprensa, Daniel Oliveira e Bruno Nogueira levantaram um pouco do véu do que aí vem.

“O Bruno consegue elevar esta ideia, que parte do princípio que ninguém está interdito ao humor, não é a diferença física de alguém que impede brincar com essa pessoa. E isso é respeitar a sua diferença. Este programa parte desse pressuposto”, revelou o Diretor Geral de Entretenimento do grupo Impresa.

Já para Bruno Nogueira, este é um dos projetos mais desafiantes da sua carreira e que lhe despertou interesse por várias razões. “Quando o Daniel me desafiou para fazer este programa, eu confesso que houve uma primeira vez em que eu não estava bem seguro. Era uma insegurança minha. Depois quando olhei com um olhar mais descomprometido, percebi que na verdade é um formato que me interessa por várias razões. Uma delas é porque normalmente quando se faz humor sobre alguns temas mais sensíveis, as pessoas que se ofendem não têm muito a ver com o assunto de que se fala. Eu acredito que escolher não fazer humor com certos assuntos é, por si só, uma forma de discriminação. É achar que aquelas pessoas não têm capacidade de ouvir ou de se rir sobre o problemas delas. Portanto, este formato parece bastante justo nisso”.

O humorista destaca ainda o “acordo de cavalheiros” existente entre convidados e produção no tratamento de temas que, à partida, são sensíveis para a sociedade. “Para essas pessoas foi muito simples, o convite era muito claro e senti também uma certa vontade e urgência de poderem, de certa forma, normalizar uma coisa, que nos padrões de uma sociedade à partida sofre muita discriminação, eles estão habituados a isso. Mas há muitas coisas que nem eu desconfiava. Os deficientes físicos terem de entrar pela porta de cargas e descargas [de um restaurante], nunca me passaria pela cabeça, mas que faz sentido, havendo um degrau e havendo uma entrada que permite entrar uma palete”, referiu.

Para Bruno Nogueira, o formato pretende tornar também muitos preconceitos visíveis. “O programa está muito bem arquitetado no sentido de que uma pessoa nas plenas capacidades motoras se ofender por interposta pessoa, está a dar razão à existência deste programa, a criar um tabu, onde essas pessoas não o criaram. O humor tem várias facetas, uma delas pode ser bastante agregadora e faz com que assuntos meio cinzentos possam ser visto por outro ângulo e que possam apaziguar isso dentro deles”, acrescentou.

Apesar de não ser um formato 100% inovador, ao contrário do que aconteceu com Princípio, Meio e Fim, Tabu promete ser um dos maiores desafios de humor alguma vez feito na televisão portuguesa, num programa que vai abalar consciências e suscitar o debate na sociedade.

Ao explorar, com liberdade, os limites do que se convencionou ser interdito ao exercício do humor, Bruno Nogueira vai explorar a ideia de que os temas mais sensíveis podem ser abordados sem receios ou pudores, num exercício que promete ser libertador para os participantes, telespetadores e para o próprio humorista.

Para cada emissão, é selecionado um grupo de pessoas que têm ou vivem numa condição considerada sensível, vulnerável ou supostamente interdita ao riso, como as deficiências físicas, o racismo, a obesidade ou as doenças mentais.

Durante uma semana, Bruno Nogueira vai viver com cada grupo, ouvir as suas histórias, perceber a forma como se integram, como são olhados e quais os obstáculos com que vivem. Depois disso, irá torná-los, e às suas histórias, protagonistas de um espetáculo de stand up sem limites.

- Publicidade -

1 Comentário

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Parceiros

- Publicidade -

Relacionados

Tabu vai ter uma segunda temporada

A confirmação veio do próprio Bruno Nogueira.

Tabu. Este é o nome do novo programa de Bruno Nogueira

Desta vez, o conhecido humorista pega num formato que fez sucesso lá fora.

Espetáculo de stand up comedy de Bruno Nogueira vai poder ser visto no cinema

Um solo de comédia numa sala de cinema? Vai ser possível.

Já há data de estreia para Princípio, Meio e Fim, o novo programa de Bruno Nogueira

Princípio, Meio e Fim marca o regresso do humorista ao pequeno ecrã após Fugiram de Casa de Seus Pais. Desta vez, o novo projeto é na SIC.
- Publicidade -
- Publicidade - trk
- Publicidade -

Mais Recentes

Linha do Oeste vai ser finalmente modernizada

A capacitação da Linha do Oeste, até Caldas da Rainha, possibilitará a redução do tempo de viagem entre Caldas da Rainha – Lisboa e Torres Vedras – Lisboa em cerca de 30 minutos.

Stormzy fora do NOS Alive 2022. Horários já estão disponíveis

Está naquela altura de fazer escolhas.

Governo vai avançar com aeroportos no Montijo e em Alcochete. O de Lisboa é para fechar

O do Montijo, que será complementar, deverá estar pronto em 2026. Já o de Alcochete, que substituirá o de Lisboa, estima-se que entre em funcionamento em 2035.