SuperMUC-NG, o maior supercomputador alemão de próxima geração

- Publicidade -

Criado pela Lenovo e Intel, o SuperMUC-NG vai estar preparado para responder aos crescentes desafios críticos nas áreas ambiental, astrofísica e biomédica. A ser implementado no final de 2018 no Centro de Supercomputação de Leibniz de Munique (LRZ), na Alemanha, um dos principais centros para profissionais na área científica e de investigação e para comunidades académicas, aquele que será o maior supercomputador alemão da próxima geração vai contribuir para que o LRZ consiga desenvolver um inovador trabalho de investigação numa variedade de áreas científicas, como a astrofísica e as ciências da vida, através do fornecimento de serviços de computing services de alto desempenho (HPC), seguros e de alta performance.

O SuperMUC-NG vai fornecer uma impressionante capacidade de 26.7 petaflops com capacidade para quase 6.500 nodes dos servidores ThinkSystem SD650 da próxima geração, equipados com processadores Intel Xeon Platinum com Vetores de Extensoes Avançadas da Intel (Intel SVX 512) e interligados com a arquitetura Intel Omni-Path.

Este novo supercomputador alemão beneficia da experiência técnica da Intel e da tecnologia de última geração de refrigeração da Lenovo, o Energy Aware Run-Time (EAR), um software que controla dinamicamente a energia da infraestrutura enquanto as aplicações ainda estão a ser executadas. Isto vai permitir uma redução significativa de 45% no consumo de eletricidade, comparativamente a um sistema de refrigeração standard, o que, na prática, não só vai possibilitar controlar as despesas operacionais, mas também reduzir a pegada de carbono.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados