O novo overlay permite acompanhar em tempo real o impacto do hardware e da geração de FPS no desempenho dos jogos.
A Valve adicionou uma nova ferramenta de monitorização de desempenho ao cliente Steam, que permite analisar em maior detalhe como é que o sistema está a processar cada jogo em tempo real. A grande novidade desta ferramenta é a capacidade de identificar quantos dos FPS apresentados são realmente processados pelo jogo e quantos são gerados por tecnologias como o DLSS da NVIDIA ou o FSR da AMD, técnicas modernas de aumento de fluidez dos jogos, que jocosamente são apelidados como “fake frames”, uma vez que há uma injeção de imagens artificialmente criadas com base nos frames anteriores e seguintes.
O novo overlay pode ser ativado em qualquer jogo e apresenta quatro níveis de detalhe, ajustáveis em tempo real, referentes ao valor de FPS produzidos, uso de CPU, de GPU e de memória RAM.
É também possível consultar valores mínimos e máximos por FPS, assim como gráficos visuais com a evolução do desempenho ao longo do tempo. A Valve apresenta ainda uma distinção entre FPS reais e gerados por DLSS e FSR que ajuda a explicar por que razão um jogo pode parecer fluido, mesmo estando a correr a taxas inferiores — já que os FPS artificiais não reduzem, por exemplo, a latência na produção de imagem do jogo.
A ferramenta pode ser personalizada, com diferentes posições no ecrã, opacidade, tamanho do texto e cor, tudo disponível através definições da Steam, onde também é possível configurar um atalho para alternar rapidamente entre os diferentes modos.
É uma ferramenta semelhante ao GameScope já usado na Steam Deck, mas ainda numa fase experimental, que a Valve refere que é apenas a primeira versão, com planos para acrescentar novos dados e alertas automáticos para problemas de desempenho frequentes. Está ainda prevista a integração de um painel de resumo que surgirá ao premir Shift+Tab durante o jogo.
Para já, esta a ferramenta está focada em utilizadores de Windows com hardware gráfico recente. Em sistemas mais antigos ou menos comuns não será possível ter acesso a todos os dados disponíveis nesta fase inicial.