STCP receberá este ano 48 autocarros elétricos chineses

- Publicidade -

Serão entregues entre setembro e novembro de 2023.

Desde setembro do ano passado que se sabia que a Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) iria adquirir 48 viaturas de transporte de passageiros 100% elétricas e uma estação de carregamento elétrica, constituída por 24 carregadores duplos. Há agora novidades sobre este processo.

O concurso foi ganho pela EF – Energia Fundamental, representante em Portugal da empresa chinesa Zhongtong Bus (ZT Bus), o que significa que os novos autocarros a chegarem ainda este ano serão todos chineses.

Os 48 autocarros serão entregues faseadamente, entre setembro e novembro de 2023. Todos eles contam com 12 metros de comprimento e cerca de 370 quilómetros de autonomia. Já a instalação da estação de carregamento na Estação de Recolha da Via Norte está prevista para finais de agosto.

Com a aquisição destes novos autocarros elétricos, a STCP verá a sua frota 100% livre de emissões aumentar dos atuais 20 veículos para 68, o que se traduz numa redução de emissões de CO2 de cerca de 4.000 toneladas/ano, permitindo substituir 24 viaturas standard em fim de vida e reforçar a frota da empresa com mais 24 viaturas energeticamente limpas.

O valor global do contrato adjudicado é de 19.260.000,00€.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados

- Publicidade -

Mais recentes