Spotify desvenda as músicas dos anos 70, 80 e 90 mais ouvidas pelos portugueses este ano

- Publicidade -

E acabam por ser escolhas pouco surpreendentes, diga-se.

Chega dezembro, chegam aquelas típicas listas do que andámos a ouvir ao longo do ano. Recentemente, e após ter revelado as tendências musicais do ano, o Spotify debrucou-se sobre quais as músicas dos anos 70, 80 e 90 mais ouvidas pelos portugueses este ano.

O resultado? Escolhas pouco surpreendentes, mas cujo regresso ao passado mostra que esses temas são intemporais.

Segundo os dados recolhidos, os portugueses têm uma grande ligação com as músicas que marcaram os anos 80 e 90. Ornatos Violeta, Rui Veloso, António Variações e Xutos & Pontapés são alguns dos artistas e bandas portuguesas em destaque nestas décadas.

Entre as músicas mais ouvidas dos anos 80, o primeiro lugar é ocupado pela “Canção de Engate”, do rei da pop portuguesa, António Variações, seguida de “A Minha Casinha e Contentores”, da banda rock de Tim e do malogrado Zé Pedro, os Xutos & Pontapés. No topo das músicas portuguesas desta década estão ainda “Dunas”, dos GNR e “Estou além”, de António Variações, em quarto e quinto lugar, respetivamente. A década da explosão da música portuguesa pode ser recordada na playlist Portugal Anos 80.

No primeiro lugar do top dos anos 90, surge “Ouvi Dizer” da banda de Manel Cruz, os Ornatos Violeta, seguida de “A Paixão” (Segundo Nicolau da Viola), do pai do rock português, Rui Veloso. Em terceiro lugar, está “Tudo O Que Eu Te Dou”, de Pedro Abrunhosa; na quarta posição, “Chaga”, também dos Ornatos Violeta; e a fechar esta classificação a música de Rui Veloso, “Não há estrelas no céu”. Estas e outras músicas portuguesas da década podem ser relembradas na playlist Portugal Anos 90.

No que toca à música estrangeira, em destaque entre as preferências dos portugueses para os anos 70, 80 e 90 estão Queen, The Police e Nirvana. Podem ouvir estas bandas e as melhores músicas destas décadas nas playlists do Spotify All Out 70s, All Out 80s e All Out 90s.

A banda de Freddie Mercury ocupa o primeiro lugar das músicas mais ouvidas dos anos 70 com “Bohemian Rhapsody”, seguida de “Sultans Of Swing”, dos saudosos Dire Straits. Os Queen voltam a estar em destaque neste top com “Don’t Stop Me Now”. Esta classificação fecha com “Highway to Hell”, dos AC/DC, e “Hotel California”, dos Eagles, em quarto e quinto lugar, respectivamente.

As músicas estrangeiras lançadas nos anos 80 mais ouvidas durante o último ano são, em primeiro lugar, “Every Breath You Take”, dos The Police, a que se seguem “Sweet Child O’ Mine”, dos Guns N’ Roses, e “Another One Bites The Dust”, dos Queen. Nos quarto e quinto lugares, encontram-se “Back In Black”, dos AC/DC, e “Under Pressure”, de David Bowie com os Queen.

Entre as músicas da década de 90 mais ouvidas em Portugal está uma faixa portuguesa, “Ouvi Dizer”, dos Ornatos Violeta. O pódio é ocupado pela “Smells Like Teen Spirit”, dos Nirvana; em segundo lugar, “Wonderwall”, dos Oasis; e por fim, “Creep”, dos Radiohead. “Losing My Religion”, dos R.E.M., fecha este top 5.

As músicas lançadas nas décadas 70, 80 e 90 mais ouvidas em todo o mundo são, pela mesma ordem, “Dreams”, dos Fleetwood Mac; “Every Breath You Take”, dos The Police; e “Smells Like Teen Spirit”, dos Nirvana.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados

- Publicidade -

Mais recentes