A situação já foi normalizada, mas afetou utilizadores em todo o mundo.
Se são utilizadores assíduos do Spotify, deverão ter reparado que, no dia de ontem, houve alguns problemas em utilizar a aplicação. Durante mais de duas horas, os utilizadores foram incapazes de aceder à plataforma, com milhares de relatos a inundar as redes sociais. Por volta das 16h40, a empresa confirmou o problema com a mensagem; “Estamos cientes de alguns problemas neste momento e estamos a investigá-los!“ Algumas horas depois, o problema parecia ter sido resolvido. A boa notícia chegou eram quase 18h30, com uma nova mensagem a dar conta de que o problema tinha sido resolvido.
Mas o que aconteceu ao Spotify?
As razões para esta falha ainda não são claras. O Spotify também teve o cuidado de não comunicar os mínimos detalhes sobre o incidente. Sabemos simplesmente que a interrupção impactou não só a aplicação, que deixou de transmitir músicas, mas também o site, que se recusou a carregar. Algumas músicas, por sua vez, começaram a tocar antes de serem sistematicamente interrompidas após alguns segundos de audição. Como resultado, milhões de utilizadores não conseguiram desfrutar das suas playlists favoritas.
Na verdade, foi uma interrupção global, que provavelmente afetou todos os utilizadores em todo o mundo. Só nos Estados Unidos foram registados 40 mil relatos durante o período em que a aplicação não funcionou.
Portugal também foi afetado
Neste lado do Atlântico, algumas centenas de utilizadores usaram a plataforma do Down Detector para dar conta dessa situação. Também existem muitos relatos nas diversas redes sociais a dar conta de que o serviço não estava disponível.