Sport Lisboa e Benfica tem o primeiro estádio 5G em Portugal

O 5G vai permitir aos mais de 65 mil adeptos que o Estádio do Sport Lisboa e Benfica comporta, isto quando for novamente possível atingir a capacidade máxima, uma experiência de acesso à internet móvel em média 10 vezes mais rápida, com velocidades superiores a 1 Gbps.

Estádio Sport Lisboa e Benfica 5G
- Publicidade -

Apesar do 5G ainda ser praticamente uma miragem para a totalidade dos portugueses, a tecnologia vai evoluindo ao longo do tempo e, com isso, teremos cada vez mais equipamentos e locais onde poderemos eventualmente usufruir de velocidades de acesso à Internet super rápida.

Agora, e apesar de os jogos de futebol não poderem (ainda) contar com público nas bancadas, há um primeiro estádio que conta com cobertura 5G graças à NOS: o Estádio do Sport Lisboa e Benfica.

O 5G vai permitir aos mais de 65 mil adeptos que o Estádio do Sport Lisboa e Benfica comporta, isto quando for novamente possível atingir a capacidade máxima, uma experiência de acesso à internet móvel em média 10 vezes mais rápida, com velocidades superiores a 1 Gbps. Ou seja, fazer upload/download de fotos e vídeos em pleno estádio é algo que poderá ser feito quase instantaneamente.

Também a capacidade da rede será maior, sendo possível processar um volume muito maior de dados dentro do estádio. Antes da pandemia, com a presença de público, a média de volume de dados por jogo ultrapassava 1TB, sendo expectável que, com o 5G, este número duplique ou triplique, dependendo da adesão das pessoas à tecnologia.

Adicionalmente, o 5G vai transformar radicalmente a experiência de quem assiste aos jogos do Benfica, através do acesso a conteúdos de forma totalmente imersiva, graças à combinação do 5G com tecnologias como realidade virtual ou aumentada. Acesso a estatísticas do jogo ou dos jogadores em tempo real, possibilidade de escolher o ângulo a partir do qual se quer ver o jogo, ativando em tempo real uma das muitas câmaras que estão a ser utilizadas na emissão, ou possibilidade de fazer streaming de vídeo em direto, em alta qualidade e definição, são algumas das inúmeras experiências que os amantes de futebol poderão viver no primeiro Estádio 5G.

Para além de tudo isto, a rede 5G da NOS irá ter impacto direto no funcionamento do Benfica, permitindo otimizar a comunicação entre equipas técnicas, medir de forma precisa a performance dos jogadores e aceder a estatísticas e análises táticas em tempo real. Ao mesmo tempo, beneficiará também todos os serviços relacionadas com o normal funcionamento do clube, como emissões televisivas feitas a partir do estádio ou serviços de comércio e restauração.

A cobertura 5G do Estádio da Luz é assegurada através de um sistema de antenas 5G em cada uma das palas do estádio, que garante a cobertura plena das bancadas, sendo complementada por um sistema de células 5G para cobertura de zonas estratégicas do Estádio, como Centro de Imprensa, Camarote Presidencial ou Camarote NOS.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Parceiros

Relacionados

Castillo, jogador do Benfica, vai ter um documentário

Nicolás Castillo, o ainda jogador do Sport Lisboa e Benfica, vai ter direito a um documentário sobre a sua...
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Revista TIME elege Coimbra como um dos 100 locais do mundo a visitar em 2021

A cidade candidata a Capital Europeia da Cultura em 2027 é uma das duas cidades portuguesas que figuram nesta lista.

Dragon Ball Super: Super Hero é o nome do novo filme

Foi revelado o teaser que anuncia esse mesmo nome, bem como um primeiro olhar ao design de algumas personagens.

Festival O Sol da Caparica passa para 2022

A organização promete "uma edição incrível e inesquecível com muita música lusófona".