Os SPC Ether 2 Sense oferecem um ajuste confortável e personalizável, tornando-os uma boa escolha para quem procura bom desempenho em auscultadores de ouvido open-ear.
No inicio do mês revelamos aqui que a fabricante espanhola SPC havia anunciado um novo par de auscultadores de ouvido em formato open-ear, os novos SPC Ether 2 Sense. Esta solução da SPC foi desenhada especialmente para todos aqueles que procuram um produto que possa ser utilizado em segurança, quando praticam algum desporto, mesmo ao ar livre. O seu design ergonómico tipo clipe permite que estejam sempre ligados ao ambiente: enquanto ouvem música conseguirão aperceber-se se alguém vos chamar ou se um veículo se aproxima. Este design também se adapta a todos os utilizadores para que os possa usar com conforto e segurança para que não caiam durante o uso.
Antes que pergunte, não, estes não são apenas auscultadores de ouvido normais que afirmam ser bons. A SPC possui recursos que fazem com que este par realmente ofereça desempenho superior para ouvido aberto. E se deseja atualizar a sua experiência auditiva e desfrutar do máximo conforto, definitivamente deve considerar estes Ether 2 Sense.
O que são auscultadores de ouvido open-ear?
Antes de falar sobre os detalhes essenciais do SPC Ether 2 Sense, vamos falar sobre o que são auscultadores de ouvido abertos, ou mais conhecidos como open-ear. Como o nome sugere, os auscultadores de ouvido abertos mantêm os ouvidos abertos e expostos. Ao contrário dos auscultadores de ouvido de formato tradicional, estes não entram no canal auditivo, que para muitos utilizadores pode desencadear pontos de pressão nos ouvidos, causando desconforto. Além disso, como os auscultadores de ouvido abertos não cobrem os nossos ouvidos, mantendo-nos completamente conscientes do que se passa à nossa volta. E sim, alguns auscultadores de ouvido vêm com modo de transparência ou de atenção que pode oferecer passagem de som ambiental, mas com auscultadores de ouvido abertos, temos muito mais conforto e clareza, já que não há processos de filtro de som e ouvimos o que está em nosso redor, tal como é. E embora haja um bom número de auscultadores de ouvido desportivos e de utilização em espaços abertos, há muitos elementos que tornam estes SPC Ether 2 Sense numa boa escolha.
Conseguir um bom ajuste com auscultadores de ouvido pode ser bastante desafiante para muita gente, mas graças ao design dos Ether 2 Sense, temos acesso a variáveis de ajuste personalizável. Graças a ganchos flexíveis para os ouvidos é possível dobrá-los para apertar e aliviar o ajuste. E depois de fazer os ajustes corretos, não há necessidade de nos preocuparmos com a queda dos mesmos, pois ficam bem seguros. Outra coisa a destacar é o material usado adequado para a pele, tornando os Ether 2 Sense confortáveis e utilizáveis podem mesmo durante treinos mais intensos e que causem transpiração mais excessiva.
Um desempenho surpreendente
Antes de experimentarmos os Ether 2 Sense, tínhamos a ideia de que o seu desempenho de áudio seria inferior em comparação com a grande maioria dos auscultadores de ouvido intra-auriculares. No entanto esta sulução surpreendeu-nos muito com o seu desempenho de som. A SPC fez aqui um bom trabalho, já que os seus drivers fazem com que os mesmos ofereçam um som rico e cheio de detalhes, como por exemplo num ambiente fechado conseguirmos até descobrir alguns detalhes mais subtis de músicas que ouvimos quase todos os dias.
Na minha opinião, a tecnologia de áudio direcional dos auscultadores de ouvido abertos está a fazer a maior parte do trabalho pesado nesse sentido. Esta tecnologia concentra o som diretamente nos canais auditivos e além disso, também faz um ótimo trabalho no cancelamento de ruído ambiente. Outra suposição que tivemos antes de os experimentar era que a sua saída de graves seria fraca, já que ele não fecha completamente os ouvidos, algo muito importante para produzir graves potentes. Mas, para nossa surpresa, os Ether 2 Sense até oferece bons graves.
Equipados com altifalantes de neodímio (NdFeB), que oferecem de 8 a 10 vezes mais potência magnética do que os convencionais de ferrite e proporciona muito mais mobilidade à membrana do altifalante, os Ether 2 Sense garantem uma saída acústica que considerei excelente. Com uma resposta de frequência que vai de 250Hz a 20.000Hz, quase todo o espetro auditivo humano é coberto. A cuidadosa equalização e as três saídas de áudio trabalham em conjunto para criar um efeito sonoro envolvente, através de um diafragma de 12mm de diâmetro, canalizando o som por diferentes ângulos da estrutura da orelha.
Os Ether 2 Sense oferecem controlos através de toques. Ao tocar e segurar o painel lateral de auscultador de ouvido esquerdo ele chama o assistente virtual do dispositivo que está ligado, que no nosso caso era o Gemini, da Google. Um toque rápido nesse painel pausa a música que está a ouvir, e um segundo toque volta a colocar a tocar. Dois toques rápidos faz saltar para a musica que ouvimos anteriormente. E as mesmas funções estão presentes no auscultador direito, com exceção do duplo toque rápido, que faz passar para a musica seguinte.
Outro dos pontos mais importantes nestes auscultadores de ouvido é a sua autonomia, e até aqui os Ether 2 Sense saíram-se muito bem. A SPC promete 30 horas de reprodução com carga completa, e os nossos testes confirmam esse valor. Obviamente esse valor é o total obtido com os 500mAh da sua bateria e do seu estojo de carregamento. Com uma única carga, eles oferecem 8 horas de autonomia. Nos nossos teste conseguimos comprovar que “aguentam” pouco mais de 7 horas de utilização continua, com volume moderado.
E quando inclui o estojo de carregamento na equação, aí sim teremos cerca de 30 horas de autonomia. Isso significa que não irá ficar sem bateria mesmo quando viaja, ou se esquece de carregar os mesmos antes de uma semana de treinos/trabalho. Não posso terminar de falar da sua autonomia, sem referir que o estojo de carregamento leva pouco mais de hora e meia para carregar dos 0 aos 100%. E este carregamento é feito através da sua porta USB-C. Carregamento sem fio não está disponível.
SPC Ether 2 Sense oferecem excelente relação de qualidade e preço
Estes SPC Ether 2 Sense oferecem um ajuste confortável e personalizável, tornando-os uma boa escolha para quem procura bom desempenho em auscultadores de ouvido neste formato open-ear, e sem ter de gastar uma pequena fortuna, já que os mesmos estão atualmente a ser vendidos por 69,90 euros no site oficial da marca. A sua impressionante autonomia e desempenho interessante, tornam estes auscultadores altamente num dispositivo com o qual podemos contar. E se tivermos em consideração o seu preço, então é claramente uma boa opção para quem procura um produto deste estilo.
Este produto foi cedido para análise pela SPC.