- Publicidade -

Sophos dá dicas de como não ser alvo de ataques de phishing

-

Foi esta semana que a gigante do streaming, a Netflix, foi alvo de um ataque de phishing, tendo sido utilizado branding falso da empresa para levar os clientes a, erradamente, atualizar os seus detalhes de pagamento, levando a que os piratas informáticos ficassem com informação sensível em sua pose.

Para que isto não aconteça, John Shier, Senior Security Advisor na Sophos, dá uma série de dicas para ajudar os utilizadores a evitarem ser vítimas de ataques como este.

1- Olhar primeiro para o URL

Antes de abrir qualquer link, convém analisar o URL completo. Deve-se olhar para a fonte do mesmo e analisar se parece legítima. E, atenção, mesmo que o URL tenha o ícone do cadeado ou comece por ‘https’, não significa que seja seguro. A regra é simples: se não tiveres a certeza que é genuíno, ignora.

2- Está atento ao Typosquatting


É desta forma que os cibercriminosos conseguem enganar muitos utilizadores, mudando uma ou duas letras da marca, e levando-os a clicar no link e a partilhar informação pessoal. Basta verificar as letras com atenção e estar atento a possíveis typosquatting, como o famoso ataque ‘Tvvitter’.

3- Quando pesquisas na internet através do smartphone, tem cuidado com a rede sem fios à qual estás conectado quando queres fazer uma compra online



Apenas deves submeter informação do teu cartão de crédito quando estás ligado a uma rede segura e na qual confias. E, lembra-te, a forma de manteres o teu dinheiro seguro é utilizando o PayPal ou o cartão de crédito. Quando possível, evita comprar online com cartões de débito.

4- Utiliza uma password segura, longa e complexa

Torna as tuas passwords diferentes e difíceis de adivinhar. Inclui letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos para que se tornem difíceis de descobrir.

5- Utiliza um programa de formação antiphishing

O Sophos Phish Threat põe à prova os utilizadores finais através de simulações de ataques automatizados, capacitação de sensibilização para a segurança e métricas de avaliação práticas. A Sophos Phish Threat é a solução ideal para empresas, uma vez que o utilizador final é a principal vítima deste tipo de ataques.

Se, por acaso, foste vítima de um ataque de phising, deves alterar imediatamente a tua password e ligar ao teu banco para verificar se houve alguma atividade fraudulenta.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Sigam-nos nas redes Sociais

9,830FãsGostar
4,011SeguidoresSeguir
481SeguidoresSeguir
- Publicidade -

Mais Recentes

Análise – Dragon Ball Z: Kakarot

Dragon Ball Z: Kakarot é uma fiel reprodução da história desenvolvida por Akira Toriyama, mas falta-lhe polimento e alguma inovação no gameplay para que possa ser recomendado a quem não é verdadeiramente fã.

Soho Soho (Neon Soho) vencem Festival Termómetro e vão atuar no NOS Alive e BONS SONS

Foi nesta madrugada de 26 de janeiro que ficámos a conhecer os grandes vencedores da 25.ª edição do Festival Termómetro. São os Soho Soho (Neon Soho), banda lisboeta constituída por Ana Vieira, Vera Condeço e Ricardo Cruz.

Perfumes & Companhia está a dar vouchers a quem reciclar

Mas para isso é preciso seguir alguns passos.

Crítica – 1917

Sam Mendes traz a sua visão singular a este épico sobre a Primeira Guerra Mundial, 1917. Num filme destinado a ser visto no maior e melhor ecrã possível.

Nova versão do tema “Partilhar”, de Rubel com AnaVitória, é um sucesso na Internet

De um lado, um dos mais aclamados cantores e compositor da nova música popular brasileira; do outro, uma dupla vencedora de um Grammy Latino. Falamos de Rubel e AnaVitória, que se juntaram para uma nova versão do tema "Partilhar".
- Publicidade -