Sony processa Tencent por alegada cópia da série Horizon com o jogo Light of Motiram

- Publicidade -

A queixa apresentada num tribunal da Califórnia acusa Tencent de violação de direitos de autor e marca registada, com o seu novo jogo Light of Motiram.

A Sony Interactive Entertainment apresentou uma queixa contra a Tencent nos Estados Unidos da América, acusando o grupo chinês de ter copiado elementos centrais da série Horizon, criada pela Guerrilla Games para a PlayStation, no desenvolvimento do jogo Light of Motiram. A ação judicial foi registada na passada sexta-feira no Tribunal Distrital do Norte da Califórnia.

De acordo com a queixa, Light of Motiram, revelado no final do ano passado, é descrito como uma “cópia servil” dos dois jogos Horizon Zero Dawn (2017) e Horizon Forbidden West (2022), replicando mecânicas, temas narrativos, direção artística e até elementos de interface, numa forma que, segundo a Sony, poderá levar os consumidores a confundir as duas propriedades. A empresa refere que rejeitou uma proposta da Tencent para colaborar num novo jogo da série Horizon no ano passado, antes de ser surpreendida pela apresentação oficial de Light of Motiram no final desse mesmo ano.

Nesta ação judicial, a Sony sublinha que a imprensa e meios especializados já tinham classificado o jogo da Tencent como uma imitação evidente, alguns a usarem a expressão “Horizon Zero Originality” para descrever o projeto. Por aqui, também foi rápido encontrar o paralelo entre os dois jogos, onde descrevemos Light of Motiram como “uma aparente cópia de Horizon”. Para além de compensações financeiras não especificadas, a Sony pede ainda ao tribunal uma injunção que impeça a Tencent de continuar a violar os seus direitos de propriedade intelectual.

Light of Motiram está a ser desenvolvido pela Polaris Quest, com apoio da Aurora Studio, e foi apresentado como um jogo de ação e sobrevivência em mundo aberto. A descrição oficial revela um universo pós-colapso, dominado por máquinas gigantes e civilizações humanas em reconstrução, um conceito que, de acordo com a Sony, remete diretamente para o cenário da saga Horizon e para a protagonista Aloy, que explora um mundo igualmente povoado por criaturas robóticas e tribos humanas.

Para além da estética visual semelhante, que inclui ambientes naturais exóticos, bestas mecânicas e tecnologia em ruínas, a Tencent promove o jogo com frases como: “Num mundo dominado por máquinas colossais, explora o vasto mundo aberto […] e sobrevive com os Mechanimals”. Estas descrições, associadas a publicações divulgadas nas redes sociais, incluindo contas oficiais da PlayStation nas plataformas chinesas Bilibili e Weibo (que foram posteriormente removidas), contribuíram para o reforço das críticas e para o avanço do processo judicial.

Apesar do conflito legal agora em curso, Light of Motiram continua com lançamento previsto para PC (via Steam e Epic Games Store), dispositivos móveis e também para a PlayStation 5, uma plataforma cuja presença depende da validação da própria Sony.

Até ao momento, nem a Tencent nem a Sony prestaram declarações públicas sobre o caso. De acordo com a Reuters, o processo foi oficialmente registado como Sony Interactive Entertainment LLC v. Tencent Holdings Ltd, com o número 3:25-cv-06275.

David Fialho
David Fialhohttps://echoboomer.pt/
Licenciado em Comunicação e Multimédia, considero-me um apaixonado por tecnologias e novas formas de entretenimento. Sou editor de tecnologia e entretenimento no Echo Boomer, com um foco especial na área dos videojogos.
- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados