Oliveira do Hospital recebe investimento de 50 milhões de euros da Sonae Arauco

- Publicidade -

A Sonae Arauco é um dos principais motores económicos da região, sendo um dos maiores empregadores no concelho de Oliveira do Hospital.

A Sonae Arauco está a realizar um investimento de cerca de 50 milhões de euros na sua unidade em Oliveira do Hospital, com o objetivo de reforçar a competitividade e a sustentabilidade da produção, além de fomentar as exportações e contribuir para o desenvolvimento local. Este investimento engloba várias iniciativas, nomeadamente nas áreas da economia circular, descarbonização e eficiência operacional, assim como a reflorestação e recuperação de zonas devastadas por incêndios.

No âmbito da descarbonização, a empresa comprometeu-se a reduzir as suas emissões de dióxido de carbono (nos âmbitos 1 e 2) em 59% até 2029. Em Oliveira do Hospital, será implementado um projeto de produção de energia solar renovável para autoconsumo, que garantirá cerca de 30% das necessidades energéticas da unidade.

A empresa está também a apostar na eficiência operacional, com o investimento em dois novos armazéns, que irão reforçar a sua competitividade e melhorar a capacidade de entrega. Este projeto abrange a digitalização e automação tanto dos armazéns como do processo produtivo, com o objetivo de alcançar ganhos de eficiência e reduzir o impacto ambiental das operações.

No que diz respeito à economia circular, a Sonae Arauco já iniciou a criação de uma nova linha de pré-triturado, destinada a aumentar a incorporação de madeira reciclada. A empresa planeia atingir uma taxa de 85% de utilização de madeira reciclada até 2026. Além disso, está a explorar a viabilidade de uma tecnologia inovadora para separar o MDF da estilha reciclada recebida na fábrica, o que permitirá aumentar ainda mais a utilização de madeira reciclada nas suas soluções de MDF, alinhando-se com as suas metas de sustentabilidade e inovação.

A contribuição para a comunidade local inclui também a reflorestação e recuperação de zonas afectadas por incêndios. A Sonae Arauco já está a gerir uma área que foi queimada em 2017 no Vale da Macieira e encontra-se a negociar uma proposta de arrendamento para intervir em cerca de 50 hectares, com planos para controlar espécies invasoras, reduzir o risco de incêndios, recuperar o pinhal existente, gerir linhas de água e plantar espécies de árvores de folha caduca.

A Sonae Arauco é um dos principais motores económicos da região, sendo um dos maiores empregadores no concelho de Oliveira do Hospital, com mais de 200 postos de trabalho diretos e cerca de 600 empregos indiretos.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados