Vacinação contra a COVID-19. SMS serão enviadas somente através do 2424

Portanto, se alguma vez receberem mensagens de outros números, ficam avisados que se trata de um esquema.

Vacinação COVID
- Publicidade -

A Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) atribuiu o direito de utilização do número 2424 à SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde para envio de SMS à população no âmbito da vacinação contra a covid-19.

Em comunicado, a Anacom informa que o número curto 2424 será utilizado “exclusivamente para o envio de mensagens curtas (SMS) à população no âmbito da execução do plano nacional de vacinação contra a covid-19, incluindo o envio de receitas sem papel e agendamento de consultas durante esse período”.

O serviço deve ser acedido por todos os cidadãos, sempre da mesma forma, em todas as redes (móveis) nacionais, independentemente da rede em que a comunicação é originada, a qual é gratuita para o utilizador final.

Segundo a entidade reguladora, a opção da SPMS pelo número 2424 “decorre de considerar que este número em concreto permite que os utentes possam, com confiança, identificar a origem da informação enviada, dada a familiaridade com o número do SNS 24 – 808 24 24 24”.

Sabem o que devem fazer assim que receberem a SMS para a vacinação contra a COVID-19?

Para já, sabemos que cerca de 900.000 pessoas vão ser vacinadas nesta segunda fase contra o novo coronavírus, sendo que a convocação vai acontecer via SMS. Serão vacinadas as pessoas com mais de 80 anos e pessoas com mais de 50 anos que sofrem de comorbilidades (doença coronária, insuficiência cardíaca ou renal ou doença pulmonar obstrutiva crónica) e que, como tal, integram grupos de risco.

Portanto, ao receberem a SMS do número 2424, serão informados da data e local do agendamento da vacinação, devendo responder “SIM” ou “NÃO”. Em caso de resposta afirmativa, fica agendado o processo. Em caso de resposta negativa ou responderem fora do prazo indicado, tal fará com que seja enviada uma nova proposta de data.

Se, ainda assim, não quiserem ser vacinados no novo prazo proposto, ou não responderem, serão eventualmente contactados de outra forma, como através de contacto telefónico. Se nenhum desses contactos tiver sucesso, então receberão uma carta em casa, gerada automaticamente pelo sistema de informação das unidades de saúde familiar.

As vacinas são administradas nos centros de saúde ou noutros locais adaptados para o efeito. No que toca à segunda dose, esse agendamento será feito aquando da primeira toma da vacina.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Parceiros

Relacionados

DGS recomenda realização de testes à COVID-19 em casamentos com mais de 10 pessoas

No caso de eventos de natureza cultural ou desportiva, recomenda-se a testagem sempre que o número de participantes/espectadores seja superior a 1.000, em ambiente aberto, ou superior a 500, em ambiente fechado.

Pessoas com 60 anos ou mais já podem marcar online o dia em que querem ser vacinadas

Com o ritmo da vacinação a aumentar, o autoagendamento vai ficando disponível para um número cada vez maior de pessoas.

Uber junta-se à Unilabs para testes de rastreio à COVID-19 no domicílio

Essencialmente, um motorista Uber irá levar um técnico de colheitas devidamente habilitado da Unilabs ao domicílio de um cliente que tenha requisitado o serviço, com equipamento de proteção individual para a recolha da amostra.

Este tapete desinfeta eficazmente os nossos sapatos contra a COVID-19

O Safecarpet está disponível em vários tamanhos, com preços a partir dos 48€.
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

O novo trailer para a nova etapa de Valorant contou com a participação de um artista português

Liquid Enigma juntou-se à Riot Games para apresentar as novidades do Episódio 3 de Valorant.

GMT Esports são os vencedores do Valorant Circuto de Elite #1

A equipa do Azerbaijão está apurada para a grande final em novembro.

Chalet de São Pedro e Casa do Pinheiro Manso vão ser requalificados para fins turísticos

Há mais quatro imóveis que serão objeto de requalificação e valorização graças ao Revive Natureza. Depois da elevada procura registada...