Sleepwalk, a curta-metragem que marca o regresso de Filipe Melo à realização – e a estreia da Força de Produção na produção cinematográfica – vai estrear na próxima edição do IndieLisboa – Festival Internacional de Cinema que decorre entre os dias 26 de abril e 6 de maio, em Lisboa. Este projeto do artista nacional integra a Competição Portuguesa de Curtas Metragens.
Sleepwalk é a adaptação ao cinema do conto de BD com o mesmo nome, de Filipe Melo e Juan Cavia, publicado pela primeira vez na revista Granta Portugal. Esta história de um homem que percorre o interior dos EUA em busca de uma tarte de maçã deu também origem ao livro Comer/Beber, editado pela Tinta da China.
Em 2018, Sleepwalk chega ao grande ecrã em formato de curta-metragem. Rodado em Los Angeles, na California, em novembro de 2017, o filme é produzido por Sandra Faria (Força de Produção, PT), em co-produção com Carlos Berrizbeitia (Libre, EUA) e conta com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian.
Filipe Melo assina a realização, argumento e a banda sonora original, que conta com a participação de Norberto Lobo na guitarra. Dillon Bennett (Black Mirror, Alien: Convenant, Capitão Phillips) é o responsável pelo desenho de som e Juan Cavia (O Segredo dos Seus Olhos), juntamente com Walter Cornás, assinam a direcção de arte.