Skechers vai ser adquirida pelo fundo brasileiro 3G Capital

- Publicidade -

Com esta aquisição, a Skechers deixará de estar cotada na bolsa de Nova Iorque.

A Skechers anunciou que chegou a acordo para ser adquirida pelo fundo de investimento brasileiro 3G Capital. A operação está avaliada em 9,4 mil milhões de dólares, cerca de 8,3 mil milhões de euros.

Nos termos do acordo alcançado, a 3G Capital propõe-se adquirir todas as ações em circulação da Skechers por 63 dólares por ação, valor pago em numerário, o que representa um prémio de 30% face à média ponderada do preço das ações nos 15 dias de negociação anteriores ao anúncio. Os acionistas poderão, em alternativa, optar por uma modalidade mista, que inclui o pagamento de 57 dólares em dinheiro e uma unidade de participação não cotada e não transferível numa nova entidade privada – a ser constituída – que assumirá a titularidade da Skechers após o fecho da operação.

O processo de avaliação e negociação da proposta esteve a cargo de um comité independente, constituído no seio do conselho de administração da empresa, que deliberou favoravelmente, por unanimidade, sobre a operação e recomendou a sua aprovação ao restante conselho. Após essa deliberação, o acordo foi formalmente assinado. A aprovação por escrito por parte dos acionistas detentores de cerca de 60% dos direitos de voto da empresa garante que não serão necessárias mais ações por parte dos restantes investidores para validar a transacção.

O financiamento da transação será assegurado através de capitais próprios da 3G Capital, complementados por financiamento externo garantido pelo JPMorgan Chase Bank. Após a conclusão do processo, a Skechers deixará de estar cotada na bolsa de Nova Iorque e passará a operar como empresa privada.

A liderança da empresa permanecerá inalterada, continuando a ser assegurada por Robert Greenberg, presidente do conselho de administração e diretor executivo, e por Michael Greenberg, presidente da companhia, bem como pela restante equipa de gestão. A sede da Skechers continuará localizada em Manhattan Beach, nos Estados Unidos da América, onde foi fundada há mais de três décadas.

A Skechers manterá os seus planos estratégicos em curso, que passam pelo desenvolvimento internacional, pela expansão do canal direto ao consumidor, pelo crescimento do canal grossista no mercado interno e por investimentos em tecnologia, infraestrutura e redes de distribuição. O objetivo passa por reforçar o posicionamento da marca num mercado cada vez mais competitivo, agora numa nova fase enquanto entidade privada.

O desfecho da operação está sujeito ao cumprimento das condições habituais deste tipo de negócios, incluindo a obtenção das autorizações regulatórias. A conclusão da aquisição está prevista para o terceiro trimestre de 2025.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados