O regresso de skate. da Electronic Arts será em modelo gratuito, mas ainda não é numa forma final.
A Electronic Arts revelou o lançamento oficial da primeira versão publica de skate., a sua aposta no skateboard virtual, que se destaca por um grau de realismo mais acentuado, face a jogos que popularizaram o género, como a série Tony Hawk’s Pro Skater, que recebeu um novo remake recentemente.
Em modelo free-to-play e numa versão em early-access – ou seja, que não é uma versão final – skate. ficará disponível aos jogadores PlayStation, Xbox e PC (via Steam, Epic Games Store e EA App), a partir de dia 16 de setembro.
Esta nova aposta é produzida pelo estúdio Full Circle, fundado há quatro anos especificamente para revitalizar a saga skate. Ao contrário das apostas anteriores, skate. será completamente online, com a produtora a afirmar que “não se trata apenas de um regresso, mas de uma evolução completa da franquia, concebido para durar“, por outras palavras, um jogo-enquanto-serviço.
skate. será composto por um mundo aberto, de ambiente partilhado com outros jogadores, que poderão competir entre si, expressar a sua identidade, socializar e treinar as suas habilidades. Há ainda a promessa de eventos sazonais e de competições, que prometem manter a experiência refrescante ao longo do tempo.
Dada a sua natureza serão esperadas compras online dentro do jogo, embora para já ainda não tenha sido revelado nada nesse sentido, algo que poderá ficar de fora, pelo menos, durante o período de early-access, que se estenderá por tempo indefinido.
skate. teve a sua estreia em 2007, com um lançamento para consolas como Xbox 360 e PlayStation 3, surgindo como uma alternativa mais realista e visceral, destacando-se pelos uso dos analógicos para controlar os truques, num sistema chamado Flick-it. A série teve direito a três jogos principais e um spin-off, entre 2007 e 2010, fazendo com que o seu regresso aconteça 15 anos depois desde a última aposta.