Este site está cheio de imagens de pessoas que não existem

por Echo Boomer

Querem assustar-se com o poder da inteligência artificial? Então visitem esta nova página viral.

Chama-se ThisPersonDoesNotExist.com e, como o nome indica, é composto por fotografias de pessoas que não existem. Se parece mórbido não se assustem: estas pessoas não existem, nem nunca existiram, porque as fotografias foram geradas automaticamente graças ao poder da Inteligência Artificial.

O site foi criado por Philip Wang, um engenheiro da Uber que se dedicou à programação e compreensão do novo chip fabricado pela NVIDIA, dedicado ao processamento inteligente de dados, para desenhar um número basicamente infinito de imagens fotorrealistas com faces humanas.

Este programa utiliza um algoritmo que vagueia numa rede neural, composta por uma base de dados gigante com fotos reais, de forma a misturar e fabricar novos exemplos quase indistinguíveis da realidade.

Numa partilha de Facebook, Wang revela um pouco do funcionamento dos bastidores da aplicação, explicando que cada vez que fazemos refresh ao site, a rede vai criar uma nova imagem facial original.”

Este é um exercício com fins educacionais, mas que levanta um pouco o véu dos perigos nas interações sociais com quem esta do lado de lá do ecrã, uma vez que é uma maneira fácil de criar perfis autênticos e realistas de pessoas que simplesmente não existem.

Ainda que sejam raros, a aplicação nem sempre produz imagens convincentes, ao adicionar um olho ou nariz a mais, ou pelos seus fundos e objetos em redor que parecem saídos de uma obra de Salvador Dali.

 

Também pode interessar

Deixar uma resposta

O Echo Boomer utiliza cookies para dar a melhor experiência possível aos nossos leitores. Aceitar Ler mais

%d bloggers like this: