Casa de Teatro de Sintra apresenta obra de Samuel Beckett

Entre 21 de junho e 8 de julho, a Companhia de Teatro de Sintra, pertencente à Associação Cultural Chão de Oliva, apresenta “Fim da Partida” (Endgame), a tragicomédia escrita pelo Nobel da Literatura Samuel Beckett, que traz a palco o enigma da condição humana. A peça é encenada por Carlos Pimenta e pode ser vista de quinta a domingo na Casa de Teatro de Sintra.

- Publicidade -

“Fim de Partida” conta a história de Hamm e Clov, dois homens fechados num abrigo (bunker) à beira-mar. As duas personagens principais representam uma metáfora sobre as limitações da condição humana e agem e dialogam num jogo de repetições ao estilo da comédia burlesca: Hamm, paralisado e cego, e Clov, meio serviçal meio filho adoptivo, estabelecem entre si relações de poder manipulação, dependência e submissão, que têm em comum o seu cariz disfuncional.

Nesta peça, que conta também em palco com os pais de Hamm (Nell e Nagg) dentro de caixotes do lixo, só o jogo, a repetição e o diálogo permitem que se sobreviva. Vítimas de um apocalipse emocional, espiam o mundo ou o que restou dele, sem esperança, procurando adiar a morte. As quatro personagens estão em fim de partida, no limite das suas condições humanas.

Originalmente escrita em francês (Fin de Partie – 1957), a peça foi traduzida para inglês pelo próprio Beckett com o título Endgame. A tradução, que agora é levada a cena, é da autoria de Francisco Luís Parreira, e a encenação assinada por Carlos Pimenta, que, até agora, dirigiu mais de três dezenas de espetáculos, de teatro, ópera e bailado, nas principais salas do país.

O elenco conta, nos papéis principais, com Ivo Alexandre (como Hamm) e Pedro Lacerda (na pele de Clov), ator de cinema e televisão. Também em palco estarão Nuno Correia Pinto (como Nagg) e Anabela Faustino (a dar vida a Nell).

A peça vai estar em exibição de 21 de junho até 8 de julho. De quinta a sábado, a sessão tem início às 21h45 e, aos domingos, começa às 16h. O bilhete tem um custo de 7,50€, existindo vários descontos disponíveis para grupos, jovens, entre outros. Há ainda bilhetes para o espetáculo com refeição incluída.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Parceiros

Relacionados

O Melhor Croissant da Minha Rua abre nova loja em Sintra

Além de poderem passar pela loja e devorar os croissants, podem ainda pedir para levar para casa.
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

O hambúrguer Long, do Burger King, virou vegetal

Ao todo, a marca conta agora com três opções vegetais.

Análise – Jabra Evolve2 30

Forma e função num par de auscultadores destinado a quem passa muito tempo a trabalhar em frente ao PC.