Sines pode receber fábrica de baterias para automóveis elétricos em 2025

- Publicidade -

Será a primeira fábrica na Europa da CALB – China Aviation Lithium Battery Technology.

Foi esta semana assinado um memorando de entendimento entre a empresa CALB – China Aviation Lithium Battery Technology e a aicep Global Parques relativo à eventual instalação em Sines de uma fábrica de baterias de lítio para automóveis elétricos, uma unidade dotada de tecnologia de ponta e com zero emissões de carbono.

Durante a cerimónia de assinatura do memorando, foram destacadas as vantagens competitivas de Sines para a concretização deste projeto, desde o posicionamento estratégico do seu porto de águas profundas na fachada atlântica da Península Ibérica aos investimentos em curso para acelerar a sua ligação por terra aos mercados europeus.

O papel de Sines na transição energética, com a perspetiva de criação de “cluster” de produção de hidrogénio, é outro ponto forte deste território para a atração de um investimento com este perfil.

“O documento cuja assinatura tivemos o prazer de acolher nas nossas instalações ainda não é vinculativo, mas mais uma vez vem demonstrar que Sines está na vanguarda da nova economia à escala global. Há um novo paradigma industrial que está a nascer e o mundo está atento às potencialidades de Sines para o desenvolvimento dos projetos mais inovadores e com a tecnologia mais avançada”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Sines, Nuno Mascarenhas.

À agência Lusa, Nuno Gameiro, que representa em Portugal a chinesa CALB, indicou que a diretora executiva da empresa apontou o “final de 2025” como a data prevista para o início da laboração na futura unidade. Aquela que será a primeira fábrica na Europa da CALB vai ser construída em várias fases, sendo que a primeira envolve a construção da unidade industrial em “50 dos 100 hectares” de terreno.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados

- Publicidade -

Mais recentes