E se Sines tiver um novo terminal para levar gás até à Europa?

- Publicidade -

Existe essa possibilidade, porém é necessário ultrapassar alguns constrangimentos técnicos.

No passado domingo, no seu espaço de opinião habitual na SIC, o comentador Luís Marques Mendes referiu que Bruxelas estava a preparar-se para “incentivar as interconexões entre a Península Ibérica e França para levar gás até à Europa Central”, com o objetivo de ser uma clara alternativa à Rússia.

Ora, esta semana, em declarações ao Jornal de Negócios (acesso pago), o presidente da Administração dos Portos de Sines e do Algarve, José Luís Cacho, garantiu que “há capacidade para construir um novo terminal de gás natural liquefeito e de aumentar a capacidade de armazenamento”.

Porém, e para tal acontecer, é necessário ultrapassar os constrangimentos técnicos que existem nas interligações entre Espanha e França, mas também entre Portugal e Espanha. Além disso, será um investimento bastante dispendioso e pode demorar cerca de dois anos a ser realidade.

Diz o Negócios que, ao porto alentejano, já chega atualmente gás natural por via marítima – um navio a cada cinco dias. No local, somente 10% do gás é proveniente da Rússia.

De acordo com o que o Governo revelou no mês passado, “Portugal dispõe de elevados níveis de armazenamento de GN (79,2% da capacidade total), que atualmente é dos valores mais elevados da Europa em termos percentuais. Adicionalmente, existem diversos fornecedores hoje em dia que poderão representar uma alternativa segura e viável ao GN vindo da Rússia”.

“Não se verificaram quaisquer falhas nas entregas de GNL no terminal de Sines e a calendarização de fevereiro e março decorre como programado pelos agentes de mercado”, disse ainda o Ministério do Ambiente e da Ação Climática.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Parceiros

- Publicidade -

Relacionados

Comporta, Odeceixe e Sines são os destinos mais procurados no Airbnb para este verão

Ao procurarem uma casa ideal para ficar neste verão, a piscina é a caraterística mais valorizada entre os hóspedes portugueses.

Começou a construção do gigante centro de dados em Sines

Espera-se que a primeira fase do projeto esteja concluída algures no primeiro trimestre de 2023.

Telepizza acaba de abrir lojas em Bragança, Olhão, Grândola, Sines e Alcanena

Para este ano estão ainda previstas, pelo menos, mais cinco novas lojas.
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Inaugurada primeira loja Naterial by Leroy Merlin em Portugal

É a primeira a abrir à escala nacional e a terceira a nível ibérico, juntando-se assim às lojas Naterial em Palma de Maiorca e Barcelona (Espanha).

Corsair revela uma nova solução para as costas, as cadeiras TC200

Há uma nova solução de cadeiras gaming no catálogo da Corsair. A Corsair revelou as TC200 Gaming Chairs, uma nova...