Sines terá uma fábrica de produção de hidrogénio verde

- Publicidade -

O investimento é de 5,2 milhões de euros.

No início desta semana, ficámos a saber que a empresa portuguesa KEME Energy arrendou 4,8 hectares na ZILS – Zona Industrial e Logística de Sines com vista à instalação de uma fábrica de produção de hidrogénio verde por eletrólise foto eletroquímica, compressão e armazenamento em garrafas PED.

A fábrica de hidrogénio na ZILS será instalada na área ambientalmente requalificada de um antigo areeiro, num investimento total de 5,2 milhões euros. Terá uma capacidade de 2.52MW, estimando-se uma produção de 160 toneladas de hidrogénio verde por ano.

Este projeto será implementado em duas fases, sendo que a primeira, aprovada pelo programa nacional POSEUR do Portugal 2020, terá uma capacidade total de 1,26 MW, estimando-se uma produção anual de 80 toneladas de hidrogénio para utilização na indústria e para produção de eletricidade, a fim de abastecer uma comunidade de energia renovável a criar em Sines, através de uma pilha de combustível. A segunda fase, já em fase de projeto, conta com uma candidatura ao Fundo Ambiental do PRR, e irá duplicar a capacidade instalada.

O sucesso do projeto poderá resultar na sua replicação noutras localizações a nível nacional.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados