Sindicato quer lojas e supermercados a fechar aos domingos e feriados

- Publicidade -

O CESP – Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal quer, também, reduzir o período de funcionamento nas lojas até às 22h nos restantes dias.

Há vários anos que os trabalhadores de centros comerciais, bem como dos supermercados, lutam, ou pelo menos desejam, por melhores horários, nomeadamente aos fins de semana e feriados. E o CESP — Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços quer mesmo tornar isso uma realidade.

Na passada quinta-feira, dia 16 de março, o sindicato anunciou que iria recolher assinaturas este sábado, dia 18 de março, a favor do encerramento do comércio aos domingos e feriados e pela redução do horário no setor.

De acordo com o que disse a sindicalista Márcia Barbosa à agência Lusa, o objetivo passa por “alterar a lei ou criar uma lei nova” que ordene não só o encerramento das lojas, supermercados e centros comerciais aos domingos e feriados, mas que faça também com que o período normal de funcionamento nos restantes dias não se prolongue após as 22h.

“Os trabalhadores que saem à meia-noite nos centros comerciais não conseguem acompanhar os filhos e, em muitos casos, a essa hora já não têm transportes para ir para casa”, disse Márcia Barbosa à Lusa, referindo que “o descanso ao domingo e feriado são uma conquista histórica dos trabalhadores do comércio”.

Se olharmos para países como França, vemos que o cenário acaba por não ser assim tão diferente de Portugal. O que acontece em terras gaulesas é que os supermercados, por exemplo, somente estão abertos aos domingos de manhã, até às 12h30. De semana, os horários de encerramento andam por volta das 21h ou 21h30, não ficando assim tão distante dos horários praticados pelos estabelecimentos portugueses – em muitos casos as lojas encerram às 22h, mas também existem muitos outros casos em que as portas fecham às 21h30. A questão mais premente é mesmo a dos centros comerciais, muitos deles por cá a fecharem portas somente às 23h, o que faz com que também as lojas tenham de cumprir com esses horários.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados