Como é que se casa uma marca de whiskies com uma marca de cerveja artesanal? Fácil, criando uma cerveja que estagiou sete meses em barricas de Jameson. Foi assim que nasceu a Severa, um barrel aged imperial stout de edição limitada que é fruto do casório da Jameson Caskmates com a Cerveja MUSA.
Ao unir whiskey e cerveja – parece improvável, mas de facto resulta -, a Severa é uma cerveja artesanal de edição limitada que conta com notas de madeira, biscoito picante, caramelo e amêndoas. Fabricada artesanalmente pelos cervejeiros da Musa, tem um teor alcoólico de 11,7%, o que é bastante elevado, pelo que convém ter alguma cautela quando a estão a beber.
Tendo uma edição limitada, Severa estará à venda por um PVP de 4€ em Lisboa na Fábrica da Musa, Musa Da Bica, Beer Station, Trobadores, Adamastor (Parede), Outro Lado, Do Vigário, De Bru, Ground Burger, O das Joanas e O Covil e, no Porto, no Bonaparte, Bop, Embaixada do Porto, Catraio e Armazém da Cerveja.
Resta dizer que a Severa nasceu do projeto Casório, um enlace musical que contou com a curadoria de Quim Albergaria, onde dois artistas de estilos musicais diferentes foram convidados a unir os seus talentos e atuarem em conjunto num registo improvável. A inspiração para este projeto veio do ritual Caskmates & MUSA: a versão portuguesa do shot & beer; um “pairing” popularizado nos EUA e que se define por combinar um shot de whiskey e um copo de cerveja.
Assim, o Casório foi um projeto que contou com oito edições, tendo combinado artistas como Carlão e Tó Trips ou Rui Reininho e Duquesa, só para citar alguns.
Claro, depois do casamento, faltava o batizado, e, para celebrar o nascimento da Severa, irá existir, lá está, o Batizado, onde se irá criar uma combinação improvável de artistas – Da Chick, DJ Glue, Papillon, Chong Kwong e Orelha Negra. Esta festa acontece dia 29 de novembro, às 23h, na Fábrica da Musa. Os bilhetes custam 8€ e podem ser adquiridos no local.