Setúbal escolhida para instalação de fábrica de conversão de lítio

- Publicidade -

Espera-se que a fábrica represente um investimento próximo dos 700 milhões de euros e que crie mais de 200 empregos diretos qualificados e mais de 3.000 empregos indiretos na região.

A Galp e a Northvolt selecionaram a cidade portuária de Setúbal, mais especificamente o Parque Industrial Sapec Bay, como local para a instalação da fábrica de conversão de lítio da joint venture Aurora, que pretende ser a rampa de lançamento para o desenvolvimento de uma cadeia de valor integrada de baterias de lítio na Europa.

A fábrica, que será uma das maiores e mais sustentáveis da Europa, deverá ter uma capacidade de produção anual inicial entre 28.000 e 35.000 toneladas de hidróxido de lítio – um material essencial para a indústria de fabrico de baterias de ião-lítio, que deverá crescer significativamente até 2030. A fábrica utilizará um processo de conversão comprovado, aproveitando os recentes avanços e tecnologias de processamento para aumentar a sustentabilidade e eficiência da operação.

Além disso, a joint venture Aurora – detida a 50% -50% entre a Galp e a Northvolt – fará uso de energia verde para alimentar o processo de conversão, minimizando assim a dependência do gás natural como acontece na abordagem convencional.

Espera-se que a fábrica represente um investimento próximo dos 700 milhões de euros e que crie mais de 200 empregos diretos qualificados e mais de 3.000 empregos indiretos na região.

Embora não exista ainda uma decisão final de investimento, a joint venture planeia o início das operações até ao final de 2025 e o início das operações comerciais em 2026.

Esta unidade poderá produzir hidróxido de lítio suficiente para uma produção anual de baterias equivalente a 50 GWh (suficiente para 700.000 veículos elétricos). Ao abrigo do acordo, a Northvolt garantirá um consumo de até 50% da capacidade da unidade para utilização no seu próprio fabrico de baterias.

Setúbal foi o local escolhido entre as várias opções possíveis porque preenchia todos os requisitos estabelecidos pela Aurora, a joint venture da Galp e da Northvolt que irá liderar este projeto no futuro. O local, situado no Parque Industrial Sapec Bay, dispõe de acesso a infraestruturas, caminhos-de-ferro e instalações portuárias. É também um local ideal para obter reagentes e está próximo de utilizadores de subprodutos, nomeadamente as indústrias do cimento e do papel e pasta de papel.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Parceiros

- Publicidade -

Relacionados

Mercadona Setúbal foi finalmente inaugurado

Tem sido a loucura nas primeiras horas. O Mercadona Setúbal promete fazer um tremendo sucesso na cidade.

Carris Metropolitana. Serviço está praticamente parado em Setúbal

Os trabalhadores alegam não estarem reunidas as condições para cumprir o serviço.

Setúbal tem excelentes novidades para quem aposta na mobilidade sustentável

É cada vez mais fácil utilizar veículos de duas rodas na cidade.

Já se pode pedalar nas bicicletas elétricas da Bolt em Setúbal

As bicicletas têm uma autonomia de mais de 50 km, mas, por motivos de segurança, a velocidade máxima permitida é de 20 km/h.
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Inaugurada primeira loja Naterial by Leroy Merlin em Portugal

É a primeira a abrir à escala nacional e a terceira a nível ibérico, juntando-se assim às lojas Naterial em Palma de Maiorca e Barcelona (Espanha).

Corsair revela uma nova solução para as costas, as cadeiras TC200

Há uma nova solução de cadeiras gaming no catálogo da Corsair. A Corsair revelou as TC200 Gaming Chairs, uma nova...