Setúbal investe 1,3 milhões de euros em projeto para modernizar o comércio local

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O Bairro Setúbal Digital abrange uma área de intervenção que vai do Troino à Avenida José Mourinho, incluindo pontos como o Mercado do Livramento.

Na passada segunda-feira, dia 13 de janeiro, foi apresentado em Setúbal o projeto Bairro Setúbal Digital, que surge com o objetivo de promover o crescimento e a modernização do comércio local, ao mesmo tempo que visa atrair mais consumidores para o centro histórico.

O projeto Bairro Setúbal Digital é desenvolvido através de um consórcio que inclui a Câmara Municipal, a Associação Bairro Cool e a União das Freguesias de Setúbal. A iniciativa foi possível graças a uma candidatura ao PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, que garantiu um investimento de 1.272.256,95€. A componente tecnológica do projeto foi confiada à MEO, que irá instalar 30 pontos de acesso Wi-Fi e cobertura 5G na zona da Baixa, além de outros dispositivos, como mupies e bancos inteligentes.

Outras medidas incluem o desenvolvimento de uma marca própria, Setúbal Digital, com a criação de um website e de uma aplicação, além da implementação de soluções tecnológicas como a Realidade Aumentada, que permitirá a disponibilização de conteúdos interativos sobre a cidade. A integração de sistemas de Geo Analytics também faz parte do projeto, permitindo que se monitore o fluxo de pessoas e as suas características, respeitando sempre a privacidade dos indivíduos.

O Bairro Setúbal Digital abrange uma área de intervenção que vai do Troino à Avenida José Mourinho, incluindo pontos como o Mercado do Livramento. O projeto envolve 848 estabelecimentos comerciais, e está prevista uma forte componente de formação para os comerciantes, com o objetivo de maximizar as potencialidades das plataformas digitais.

Durante a apresentação no Fórum Luísa Todi, o presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, sublinhou que a criação de bairros comerciais digitais é uma resposta à evolução acelerada do comércio online, e, ao mesmo tempo, uma forma de capacitar os comerciantes de Setúbal com as ferramentas necessárias para lidar com as novas exigências do mercado. O presidente da Câmara revelou ainda que Setúbal é um dos municípios com maior investimento neste tipo de projeto, destacando o compromisso da autarquia em melhorar diversos aspetos da cidade, como a limpeza, a iluminação pública e o estacionamento.

Em relação ao estacionamento, André Martins mencionou que a Câmara Municipal está à procura de soluções mais eficazes para resolver os problemas derivados do contrato de concessão de estacionamento tarifado, que considera pouco vantajoso para a cidade. Além disso, o presidente da Câmara abordou a questão da segurança na Baixa de Setúbal, referindo-se à possível instalação de videovigilância, embora tenha frisado que tal medida só seria implementada após garantir a privacidade dos cidadãos e fortalecer o policiamento na área.

André Martins destacou ainda o esforço da Câmara Municipal na recuperação do património histórico e cultural de Setúbal, com exemplos como a requalificação do Convento de Jesus e a reabertura do Museu de Setúbal.

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