Sete lugares secretos para uma escapadinha em Portugal

- Publicidade -

No verão em que Portugal será destino de eleição, surge a oportunidade de descobrir alguns dos melhores segredos do país.

escapadinha
Foto: All About Portugal

A pensar naqueles que procuram lugares pouco frequentados, mas capazes de surpreender, a FlyKube, agência de viagens surpresa, sugere sete locais de norte a sul do país, fora dos roteiros turísticos, para uma escapadinha em território nacional.

Cascata de Fisgas do Ermelo

Situada no distrito de Vila Real, concelho de Mondim de Basto, junto à freguesia de Ermelo, esta é uma das maiores quedas de água de Portugal e também da Europa, perfeita para quem ama explorar a natureza. Esta cascata surgiu do fenómeno de fraturação das rochas com cerca de 480 milhões de anos e estende-se em 200 metros de águas cristalinas do rio Olo. Ao longo da queda da água, é ainda possível explorar diferentes trilhos pedestres em pleno Parque Natural do Alvão e encontrar inúmeras lagoas, ideais para um banho fresco em dias de calor.

Marialva

No distrito da Guarda, a meia hora de Vila Nova de Foz Côa e a poucos minutos da cidade de Meda, encontra-se esta aldeia encantadora, que transporta os visitantes diretamente para a Idade Média, numa viagem pela história e origens de Portugal. Num cenário histórico, percorrem-se as ruas rodeadas de casas resistentes ao tempo, até ao castelo cercado por muralhas que remontam ao século XIII.

Aldeia de Xisto de Gondramaz

É perfeita para quem procura paz de espírito no seu expoente máximo. Localizado no concelho de Miranda do Corvo, Gondramaz é um pequeno paraíso numa das encostas da Serra da Lousã. Recentemente qualificada, a aldeia é feita de xisto da cabeça aos pés, desde o chão das ruas estreitas e sinuosas às pequenas casas que a compõem, tornando-a um dos melhores exemplos da arte de trabalhar artesanalmente a pedra.

Penha Garcia

Localizada no concelho de Idanha-a-Nova ao longo de uma grande encosta, a aldeia de Penha Garcia é dominada por casas brancas e de pedra e, mais acima, por um castelo com vista privilegiada e uma paisagem impressionante para o vale do Ponsul. Descendo em direção ao rio, encontra-se a Rota dos Fósseis que leva a descobrir como era a vida naquele lugar há 600 milhões de anos. Tudo isto numa aldeia com 800 habitantes, que se tornou num lugar especial a explorar com as marcas que a história e a natureza foram deixando para trás.

Sortelha

Também no roteiro das aldeias históricas, Sortelha fica no concelho do Sabugal e é perfeita para quem gosta de viajar no tempo, percorrendo ruas estreitas e muralhas graníticas. Considerada uma das aldeias mais bem conservadas do país, as casas em pedra são rodeadas pelas muralhas do seu castelo, levando os visitantes a recuar até aos tempos medievais, num lugar que parece saído de contos de reis e rainhas.

Praia da Samarra

Depois de uma descida quase a pique pela falésia, chega-se à Samarra, uma praia escondida numa acentuada reentrância da costa de Sintra. O pequeno areal (de 50 metros) está rodeado de arribas onde é possível encontrar a belíssima planta silvestre cravo-romano, típica da região. Este lugar é um autêntico paraíso para quem procura desfrutar de beleza e sossego, sem confusões, onde o único barulho que se pode ouvir é as ondas a bater nas rochas.

Pego das Pias

Bem escondido no coração do Alentejo, perto da cidade de Odemira, o Pego das Pias é uma pequena praia fluvial selvagem, isolada entre rochas, com uma beleza natural inigualável. O seu nome deve-se às cavidades circulares das rochas formadas junto ao rio Mira. Como alternativa às praias mais populares, neste local é possível nadar, mergulhar e ainda passear de bote de borracha, enquanto se desfruta de um dia relaxante e tranquilo.

Gostaram da lista? Então não se esqueçam de passar por este nosso artigo, onde falamos das escapadinhas surpresa preparadas pela Flykube. E temos ainda um desconto de 20€ para oferecer aos nossos leitores.

- Publicidade -

Relacionados