Sete dicas para regressar com tranquilidade ao trabalho

É verdade. Para muitos, o início de setembro significa o regresso ao trabalho, às obrigações e às rotinas. E há quem, frequentemente, chegue com a tão popular “depressão pós-férias”, que se traduz em dificuldade de concentração e dores de cabeça e de barriga, culminando na diminuição da produtividade.

- Publicidade -

Aliás, a ansiedade até começa nas férias, o que põe em causa o período de descanso. A pensar nesta problemática, a psicóloga Vera de Melo deixa sete dicas para que tudo corra de forma serena e tranquila.

1- Encarar o regresso com naturalidade

Devemos aceitar que estar ansioso com o regresso à rotina é perfeitamente natural. O choque inicial é algo esperado, pelo que não fiquem aflitos com sintomas como dificuldade em adormecer e acordar, baixa concentração e défice de produtividade. É algo que acontece nos primeiros dias de trabalho, sendo sinais de readaptação, não devendo, por isso, ser hipervalorizados.

2- Minimizar

Há que aceitar que é preciso tempo para nos ajustarmos novamente à rotina, de forma a que a produtividade atinja os níveis habituais. Portanto, não sejam rígidos, nem tão pouco exijam de vocês próprios o que não podem dar.

3. Não querer ser super-herói

Não tentem colocar tudo em ordem no primeiro dia. Até porque é humanamente impossível. O importante é entrar em funções com o foco certo.

4- Planear e definir prioridades

Devem analisar as tarefas em função da urgência e da sua importância. Portanto, definam o que fazer no imediato, o que pode esperar e o que pode ser delegado.

5- Aproveitar as pausas e socializar

Aproveitem para contar o que fizeram nas férias e oiçam as experiências dos colegas de trabalho. Ao avivarem a memória com essas experiências e reforçarem o espírito de equipa, estarão a fazer com que o cérebro recupere do esforço efetuado.

6- Não ser saudosista

Um dos piores erros. Aliás, há sempre tempo para lazer. Existem fins de semana, folgas e momentos do dia em que não se trabalha. Aproveitem essas pausas e façam o que mais gostam.

7- Foco no presente, no trabalho e no que este simboliza

Não se esqueçam que é a nossa profissão que nos faz sentir preenchidos, úteis e ativos ao longo do ano. Portanto, pensem no que de positivo traz o trabalho. Valorizem-no.

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Sigam-nos

12,360FansCurti
4,064SeguidoresSeguir
653SeguidoresSeguir

Relacionados

GIGS at WORK leva concertos ao local de trabalho

Gostavam de assistir a espetáculos de música ao vivo, mas sem terem que sair do local de trabalho? Chegou...

Sabem como procurar trabalho corretamente nas redes sociais?

Ano novo, trabalho novo. São muitos os que pensam assim quando um novo se inicia, mas, hoje em dia,...

Depois do iPhone e do Galaxy Note, a Huawei ataca a Nintendo Switch com o Mate20 X

A Huawei apresentou a sua nova coleção de smartphones topo de gama para 2018, com o Huawei Mate20 e...

Candidaturas de emprego através de smartphones continuam a aumentar

Num universo total de 63 901 pessoas que se candidataram a oportunidades de emprego entre abril e junho deste...
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Crítica – Mank

Mank é uma homenagem bonita de David Fincher a Citizen Kane, que deixaria o seu pai tremendamente orgulhoso. Tecnicamente perto da perfeição, mas com alguns problemas narrativos.

Fórmula 1 – Grande Prémio do Bahrain mostra a importância do Halo

O impressionante acidente que deixou o carro de Romain Grosjean em chamas relembra a importância do Halo e de todas as medidas de segurança na prova rainha do desporto automóvel.

Análise – The Pathless

Despido de excessos, The Pathless apresenta um dos mundos abertos mais convidativos e misteriosos à exploração.