Seia tem a aldeia de Natal “mais típica e ecológica do país”

- Publicidade -

Vai acontecer de 18 de dezembro a 2 de janeiro.

O Natal na Aldeia de Montanha de Cabeça, no concelho de Seia, distrito da Guarda, é tão genuíno e puro como o ar que aqui se respira. Nesta Festa, que conta este ano com a sua 9ª edição, mantém-se o conceito original. Toda a decoração da Aldeia é feita de recursos e materiais provenientes de desbastes e limpezas florestais e com a paixão e engenho das gentes da aldeia.

São os habitantes que dão corpo e alma à decoração desta festa natalícia, e trabalham para transformar esta aldeia na mais peculiar e sustentável aldeia de Natal. As mãos sábias dos cerca de 170 moradores desta Aldeia de Montanha transformam os materiais da Natureza, que resultam das limpezas cirúrgicas das florestas do Parque Natural da Serra da Estrela e terrenos vizinhos. Giestas, videiras, pinheiros, folhas, canas de milho, e outros materiais reciclados são a matéria-prima para as decorações de Natal.

As portas de casa dos habitantes abrem-se para dar vida ao pequeno Mercado de Natal, e as tasquinhas e as ruas são espaços em que a comunidade se funde com os visitantes. Mas, é ao entardecer que a magia acontece, com milhares de luzes de tecnologia led a iluminarem as ruelas e o casario típico em xisto de Cabeça (recorde-se que esta foi a primeira aldeia led do país, um contributo real para eficiência energética e promoção de economia de baixo carbono).

Para acesso ao evento, é obrigatória a apresentação do certificado digital ou de resultado de teste negativo para SARS-CoV-2. A utilização de máscara é obrigatória, mesmo nos espaços exteriores.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados

- Publicidade -

Mais recentes