E é já esta semana!
Depois de muita antecipação, foi no passado dia 29 de fevereiro que a Action, discounter de bens não alimentares que mais rápido cresce na Europa, abriu a sua primeira loja em Portugal, com um espaço no Focus Park, em Vila Nova de Gaia. E como já se esperava, essa é apenas uma de muitas lojas Action que vão surgir no país.
Já se sabia que a marca neerlandesa iria abrir mais lojas, mas as datas de inauguração não eram conhecidas… até agora. Bom, pelo menos para uma delas, porque a marca anunciou hoje que vai abrir esta quinta-feira, dia 14 de março, a sua segunda loja em Portugal no distrito de Coimbra, no Mondego Retail Park, em Taveiro.
Todas as lojas da Action respeitam uma fórmula comum. O tamanho dos espaços é sempre à volta dos 1000 m2; o stock existente (cerca de 6000 produtos) divide-se em 14 diferentes categorias, entre multimédia, produtos para casa e jardim, limpeza, higiene ou brinquedos; um terço do stock é fixo (não muda), e os restantes dois terços são alterados recorrentemente. Querem apresentar aos clientes “price and surprise (preço e surpresa)“, referiu Bart por várias vezes. Dos produtos apresentados nos corredores das milhares de Action europeias, 17% são marcas próprias, havendo apenas um produto com o nome “Action”, lançado nos primeiros meses de existência da cadeia. Os clientes podem encontrar ainda vários produtos originários de Portugal, incluindo um tanque de hélio que tem sido um sucesso por toda a Europa, facto que surpreendeu o diretor regional.
Como é que a Action garante preços tão baixos?
Tudo começou com uma pequena lojas em 1993 em Enkhuizen, nos Países Baixos, e rapidamente evoluiu para tornar-se nesta grandiosa retalhista low-cost de bens não alimentares. Mas para garantir esses preços acessíveis a toda a gente, a Action compra em grandes quantidades de uma só vez, o que significa que paga menos. E é eficiente na forma como compra, transporta – dois camiões da Action equivalem a 3.2 dos camiões normais, o que também permite utilizar menos combustível -, armazena e vende o seu sortido – as lojas têm um sortido praticamente igual em todos os países.
No fundo, a ideia passa por ser um conceito apelativo para toda a gente, tanto para quem tem a carteira apertada como para quem simplesmente gosta de pagar o preço mais baixo pelos seus produtos.
Além disso, a Action reduz o investimento em marketing e publicidade ao mínimo. E se repararem, não há música nas lojas – evitando a aquisição de um sistema de som e licenças. Todos estes pontos permitem os preços reduzidos que aplicam, prometendo a existência constante de cerca de 1500 produtos a menos de 1€.
Há também uma app para smartphones para descobrir as próximas promoções
Se vão ter uma loja Action relativamente perto de onde vivem, recomenda-se que façam download da app para smartphones.
Com a app Action, disponível para iOS e Android, basicamente terão tudo da Action na palma da mão, pois terão acesso a tudo da marca a qualquer hora e em qualquer lugar. Serão dos primeiros a saber das últimas promoções semanais e dos novos produtos e, se virem um produto que vos interessa, podem adicionar aos favoritos, garantindo que não se esquecem da sua existência numa próxima compra.
E se quiserem saber mais sobre um produto em loja, a app também vos ajuda nisso. Por exemplo, se quiserem saber qual a melhor forma de lavar uma nova camisola, ou quais os ingredientes contidos numa deliciosa barra de chocolate, basta usar a app para que, através da leitura do código de barras, tenham acesso a mais informações.
Além disso, é também possível ganhar prémios, graças ao passatempo Vira e Ganha.
De resto, ficamos a aguardar novidades sobre datas de aberturas para as lojas na Guarda, Entroncamento, Guimarães, Barcelos e Santo Tirso.