Action. A discounter neerlandesa chegou a Portugal e nós fomos conhecê-la

- Publicidade -

Como podem ser os preços tão baixos? Há mais lojas no horizonte? Falámos com o diretor regional da cadeia em Portugal para Portugal e contamos tudo.

Tudo começou em 1993, em Enkhuizen, nos Países Baixos, com a inauguração da primeira loja da Action, onde só apareceram duas pessoas. Cerca de 30 anos depois, a cadeia retalhista neerlandesa chegou a Portugal, naquele que é o 12º país a recebê-la. O destino escolhido foi o Focus Park, em Vila Nova de Gaia, e a abertura aconteceu esta quinta-feira, 29 de fevereiro.

O Echo Boomer esteve presente na inauguração e tivemos a oportunidade de conversar com Bart Raeymaekers, o diretor regional da cadeia no Benelux, Alemanha, Itália, Espanha e Portugal, que não conseguia esconder a felicidade com a abertura da primeira loja no nosso país.

Action Gaia

A loja de Vila Nova de Gaia emprega, neste momento, 19 funcionários, que assentam em seis valores, pilares da Action: foco no cliente, trabalho em equipa, disciplina, consciência dos custos, respeito e simplicidade. É este último que explica os preços baixos praticados pela empresa, como nos revelou Bart Raeymaekers. A Action prima pela simplicidade e pela poupança para que os clientes nutram confiança pela empresa: “We believe in our concept“, confessou o diretor regional da cadeia.

Para apresentarem os preços mais baratos, a Action reduz o investimento em marketing e publicidade ao mínimo – nos arredores da loja de Gaia apresentaram apenas quatro outdoors publicitários -, não há música nas lojas – evitando a aquisição de um sistema de som e licenças -, e a empresa compra grandes quantidades do mesmo produto, que depois transporta para as lojas. Todos estes pontos permitem os preços reduzidos que aplicam, prometendo a existência constante de cerca de 1500 produtos a menos de 1€.

Todas as lojas da Action respeitam uma fórmula comum. O tamanho dos espaços é sempre à volta dos 1000 m2; o stock existente (cerca de 6000 produtos) divide-se em 14 diferentes categorias, entre multimédia, produtos para casa e jardim, limpeza, higiene ou brinquedos; um terço do stock é fixo (não muda), e os restantes dois terços são alterados recorrentemente. Querem apresentar aos clientes “price and surprise (preço e surpresa)“, referiu Bart por várias vezes. Dos produtos apresentados nos corredores das milhares de Action europeias, 17% são marcas próprias, havendo apenas um produto com o nome “Action”, lançado nos primeiros meses de existência da cadeia. Os clientes podem encontrar ainda vários produtos originários de Portugal, incluindo um tanque de hélio que tem sido um sucesso por toda a Europa, facto que surpreendeu o diretor regional.

O transporte dos produtos é feito em camiões maiores que o habitual: dois camiões da Action equivalem a 3.2 dos camiões normais, explicou Bart Raeymaekers, o que também permite utilizar menos combustível. A empresa tem 13 armazéns e três hubs espalhados pela Europa, estando o centro de distribuição mais próximo de Portugal localizado em Toulouse. Mas está um, atualmente, em processo de construção em Madrid.

São mais de 2580 lojas da Action um pouco por toda a Europa, e para Portugal estão prometidas mais algumas, ao longo dos próximos meses. Bart não revelou muito acerca do futuro em território nacional, garantindo que “o foco atualmente é estabelecer bem as primeiras lojas e divulgar a marca Action“, mas sabe-se que vão abrir espaços em Coimbra, Guarda, Entroncamento, Guimarães, Barcelos e Santo Tirso. Isto considerando as vagas que a empresa tem abertas no site oficial e na página de LinkedIn. Há vontade para chegar a Lisboa, mas não sabem ainda quando. Quanto a datas, preferem não avançar com dias “porque há licenças que têm de ser pedidas e uma série de imprevistos que podem fazer alterar planos“, revelou.

O e-commerce faz parte da Action, mas por agora está limitado apenas à Bélgica e Países Baixos. No site, os clientes podem de momento consultar as promoções existentes, e na aplicação, disponível para iOS e Android, podem criar wishlists, consultar os recibos eletrónicos e ainda participarem num pequeno passatempo.

Em Coimbra, a loja Action vai situar-se no Mondego Retail Park, de acordo com o site da Action, e no Entroncamento vai localizar-se junto ao Tribunal – com abertura prometida ainda para este mês. A loja de Vila Nova de Gaia está aberta todos os dias, das 9 horas às 21 horas.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados