Desde a chegada da fruta, à produção, até ao momento em que são servidos em loja.
A unidade de produção da Santini, em Carcavelos, palco da criação dos desejados sabores da mais reconhecida marca de gelados artesanais portuguesa, volta a abrir portas para mostrar o passo-a- passo da criação dos seus gelados.
Curiosos, miúdos e graúdos podem acompanhar todo o ciclo de produção, desde a chegada da fruta fresca e restantes ingredientes, à mistura e processo de congelação, antes de saborearem o seu gelado Santini, literalmente acabado de fazer.
As visitas têm a duração de 30 minutos e podem ser realizadas de terça a quinta-feira, entre as 10h30 e as 12h, a um grupo máximo de cinco pessoas. A fábrica também aceita a visita de escolas a partir do primeiro ciclo, nesse caso sem limitação de pessoas. Seja qual for a modalidade, no fim da visita, os visitantes recebem um gelado de oferta com o seu sabor favorito, para concluir esta experiência de aprendizagem.
Nestas visitas, os participantes poderão provar todos os sabores disponíveis, e neste mês de setembro destacam-se alguns como o sabor de mousse de chocolate, clementina, maçã verde, tarte Santini, entre todos os clássicos já conhecidos.
A razão para o encerramento desta unidade de produção Santini, inaugurada em 2010, deve-se ao facto de ter sofrido uma remodelação este ano que permitiu melhorar as condições da produção e uma maior aposta na sustentabilidade. Foram instalados painéis solares, estabelecidas regras para um maior aproveitamento da água da própria produção, e os trajetos das entregas são preparados previamente, permitindo o menor número de deslocações possível.