Chegou a Portugal o robô de serviço mais carismático no mundo

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Chama-se Sanbot e já está disponível para facilitar o dia a dia das empresas portugueses. Para já está a ser testado numa unidade hoteleira em Lisboa.

Com 20 quilos e 90 centímetros de altura, o Sanbot é um robot social, altamente personalizável, com design simples e equipado com a mais recente tecnologia de inteligência artificial, capaz de exprimir emoções e de oferecer a melhor experiência na interação com as pessoas.

Entre as componentes mais relevantes, destaque para os sensores que permitem movimento ilimitado através das suas 12 pequenas rodas móveis que fazem rotações 360º, possibilitando a navegação em superfícies irregulares. Dispõe, ainda, de dez sensores para evitar obstáculos quando realiza uma deslocação.

Além disso, este robô dispo~e de um ecrã tátil HD de 10,1 polegadas, braços iluminados com mais de 250 cores e projetor laser HD.

Com uma câmara 3D, o Sanbot interpreta os gestos e movimentos das pessoas e é, ainda, capaz de fazer reconhecimento facial. Tem, também, microfone incorporado, que permite localização por voz e a resposta a comandos de voz ou, simplesmente, entrar em conversação.

Este tipo de robô de serviço pode, também, ser configurado para funções de telepresença, através de chat de vídeo, tem colunas de som e está programado para encontrar uma estação de carregamento de bateria, desde que esta se encontre num raio de cinco metros.

A marca Sanbot chega a Portugal com a pretensão de ajudar as empresas a alavancar os seus negócios, mas também para ser um auxílio na promoção da educação e do bem-estar.

Na área da saúde, pode prestar apoio ao cuidador e às enfermeiras, uma vez que, através do sistema operativo Android, pode ser programado para lembrar a hora dos medicamentos, fazer videochamadas ou disparar alertas por SMS caso o batimento cardíaco do paciente ficar alterado. Pode, inclusive, ser colocado em departamentos geriátricos e pediátricos, salas de tratamento oncológico ou hemodiálise com o objetivo de entreter os pacientes.

Também na área da educação, o Sanbot pode ser utilizado para criar empatia e confiança dos alunos, ensiná-los a cantar, dançar, pintar, ou a aprender o seu e outros idiomas. Ler histórias, conversar, projetar aulas e personalizar o conteúdo a cada aluno em aulas individuais são algumas das vantagens.

Outro setor que beneficia com este novo dispositivo é o setor turístico, no que diz respeito ao desenvolvimento de uma melhor experiência de hospitalidade aos turistas, com tradução simultânea, boas-vindas, recolha de informação, ou até mesmo no setor do retalho, onde pode auxiliar na promoção de serviços no ponto de venda físico, dando informação sobre os mesmos, ou até entregando um voucher promocional. As mais valias são muitas.

Os robôs Sanbot foram criados pela tecnológica chinesa Qihan e desenvolvidos em parceria com a IBM Watson, Nuance e Sony. Em Portugal, a marca é representada pela Beltrão Coelho, que permite às empresas tomarem contacto com esta nova tecnologia através de sistema de aluguer.

Neste momento, a marca encontra-se em fase de testes numa grande unidade hoteleira em Lisboa, no sentido de melhorar a sua experiência de visita dos hóspedes.


 

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