Samsung vai encerrar o suporte para os smartwatches com Tizen OS

- Publicidade -
- Publicidade -

O suporte ao sistema operativo Tizen OS, da Samsung, chega ao fim a 30 de setembro.

A Samsung sempre se destacou pela longevidade do suporte oferecido aos seus dispositivos, tanto em smartphones como em smartwatches. No entanto, a era do Tizen OS aproxima-se agora definitivamente do seu fim, a 30 de setembro. O sistema operativo equipou os relógios inteligentes da marca até ao Galaxy Watch 3, lançado em 2020.

O processo de despedida foi anunciado em maio do ano passado e tem decorrido em fases. Primeiro, aconteceu a 30 de setembro de 2024e cessou a venda de conteúdos pagos na Galaxy Store. Depois, a 31 de março de 2025, terminou também a possibilidade de descarregar aplicações gratuitas. A etapa final será, então, no próximo dia 30 de setembro, removendo todos os conteúdos da loja.

Quem ainda utilizar um smartwatch com Tizen OS poderá continuar a utilizar as aplicações já instaladas, mas estas tornam-se insubstituíveis, e caso sejam eliminadas, deixam de poder ser transferidas novamente. A lista de modelos afetados inclui praticamente todos os relógios da Samsung lançados antes da adoção do Wear OS, entre eles o Galaxy Gear, Gear S, Gear S2, Gear S3, Gear Sport, Galaxy Watch (primeira geração), Galaxy Watch Active, Active 2 e Galaxy Watch 3.

Com este passo, a Samsung encerra uma etapa importante da sua história nos wearables, marcando a transição completa para o Wear OS, o sistema que hoje alimenta a mais recente geração de Galaxy Watches. Para os utilizadores que ainda mantêm um modelo com Tizen OS, a recomendação passa por atualizar para um modelo mais recente.

- Publicidade -
Joel Pinto
Joel Pinto
Joel Pinto é profissional de TI há mais de 25 anos, amante de tecnologia e grande fã de entretenimento. Tem como hobbie os desportos ao ar livre e tem na sua família a maior paixão.
- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados