A saída de Tero Virtala enquanto diretor executivo da Remedy, coincide com um período de reavaliação interna depois dos resultados abaixo do esperado de FBC: Firebreak.
A Remedy Entertainment confirmou a saída de Tero Virtala do cargo de diretor executivo, encerrando um ciclo de quase oito anos à frente do estúdio finlandês. A decisão, comunicada aos investidores e funcionários, ocorre num momento de transição estratégica, com a empresa a preparar-se para ajustar a sua estrutura de gestão e a redefinir prioridades após o desempenho modesto do seu mais recente projeto, FBC: Firebreak.
Virtala, que assumiu a liderança em 2016, foi responsável por consolidar a Remedy como um dos estúdios independentes mais reconhecidos da Europa, liderando o lançamento de Control e Alan Wake 2, e promovendo uma diversificação do portefólio com novas parcerias de publicação e o desenvolvimento de propriedades originais. Sob a sua direção, a empresa apostou também em expandir os seus universos narrativos e em explorar novos modelos de negócio, como os jogos de serviço, uma aposta que culminou em Firebreak.
O jogo cooperativo, lançado em junho, acabou por não atingir as metas comerciais previstas e levou a Remedy a emitir um aviso de lucros aos investidores, reportando um prejuízo de cerca de 15 milhões de euros. Apesar disso, fontes internas garantem que a saída de Virtala “não foi precipitada por um único projeto”, mas resulta de um “processo de planeamento e sucessão” iniciado no verão.
A liderança da empresa passará, de forma interina, para Markus Mäki, cofundador e atual diretor de tecnologia, enquanto o conselho de administração procura um novo CEO permanente. Mäki será responsável por supervisionar a fase de transição e assegurar o avanço dos projetos atualmente em desenvolvimento.
Em comunicado, a Remedy agradeceu “o contributo e a visão” de Tero Virtala, destacando o seu papel no crescimento internacional do estúdio e na consolidação de parcerias estratégicas. O agora ex-diretor executivo afirmou sentir “orgulho pelo trabalho feito e pelas equipas talentosas que transformaram a Remedy no estúdio que é hoje”.
A produtora está atualmente a desenvolver Control 2 e os remakes de Max Payne 1 e 2, descritos como os pilares da próxima fase da empresa. A Remedy espera que estes projetos reforcem a sua posição no segmento de jogos narrativos de altas produções, que são o cerne da sua identidade criativa.