Sabugal tem em funcionamento o primeiro parque híbrido da Península Ibérica com energia solar e eólica

- Publicidade -

O novo projeto solar tem uma capacidade instalada de 8,4 MW e cerca de 17 mil painéis solares fotovoltaicos bifaciais.

A EDP Renováveis (EDPR) acaba de ligar à rede o seu primeiro projeto híbrido a nível global que combina a produção de energia eólica e solar num único local. Este é também o primeiro parque da Península Ibérica a juntar as duas tecnologias, dando um contributo adicional para a descarbonização e para o aumento de energia renovável na rede elétrica.

A central solar fotovoltaica Mina de Orgueirel foi instalada no concelho do Sabugal, em Portugal, junto ao Parque Eólico de Mosteiro, interligando diretamente com a sua subestação, aproveitando as infraestruturas elétricas existentes e criando assim um complexo híbrido de produção de eletricidade.

O novo projeto solar tem uma capacidade instalada de 8,4 MW e cerca de 17 mil painéis solares fotovoltaicos bifaciais, uma tecnologia que permite aproveitar a irradiação solar de ambos os lados do painel, maximizando a produção renovável.

Já o parque eólico conta com oito aerogeradores e uma capacidade instalada total de 11 MW e já inclui uma turbina mais potente instalada no âmbito de um projeto de sobreequipamento. Desde que entrou em produção em 2004, o parque eólico já produziu mais de 350 GWh de energia limpa.

Em conjunto, este projeto de hibridização poderá produzir 39,5 GWh/ano, o suficiente para fornecer mais de 30 mil pessoas com energia renovável durante um ano. Este complexo híbrido vai também evitar a emissão de cerca de 18 mil toneladas de CO2 anualmente.

A EDP tem neste momento em estudo ou desenvolvimento mais de 1600 MW em projetos híbridos em Portugal e Espanha nestas tecnologias, com diferentes fases de maturidade e com previsão de entrada em operação ao longo dos próximos anos.

O grupo EDP foi pioneiro a nível europeu no desenvolvimento de projetos renováveis híbridos, tendo inaugurado em 2022 na Barragem do Alqueva o maior projeto solar flutuante da Europa numa albufeira de uma central hídrica.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados

- Publicidade -

Mais recentes