Ano novo, trabalho novo. São muitos os que pensam assim quando um novo se inicia, mas, hoje em dia, procurar emprego não é apenas enviar currículos pelos canais tradicionais.
Porquê? É que as pesquisas de emprego feitas através das redes sociais estão a tornar-se cada vez mais populares.
Quando pensamos em termos de procura de emprego, o mais importante dos canais das redes sociais é o LinkedIn. Nesta rede, diz a Adecco, responsável por estas dicas, devem participar em vários tipos de grupos de pesquisa de emprego, além de mencionarem no vosso perfil que procuram um novo desafio. E não se esqueçam de otimizar as vossas competências.
No entanto, há uma nova tendência a crescer no Twitter, à semelhança do que já acontece em outros países europeus. Neste caso, um dos aspetos positivos daquela rede social de microblogging é a possibilidade de compartilhar tweets (retweeting). Os tweets de procura de emprego geralmente recebem dezenas de retweets, o que signifca que chegam a mais pessoas.
É fundamental seguirem quem interessa, como organizações e empresas do seu interesse ou responsáveis do setor em que atua (ou quer atuar) e de recursos humanos. As hashtags são também uma ferramenta poderosa se forem bem utilizados. Tentem ser específicos, como por exemplo adicionar uma hashtag com o nome da vossa cidade para encontrarem as ofertas mais próximas.
Há também grupos e páginas no Facebook, onde são anunciadas vagas, que podem ser pesquisadas, por exemplo, com a keyword “emprego“.